Finlandeses visitam o Engenho da inovação e conhecem o Vale do Pinhão

18/05/2017 10:57:00

Nesta quinta-feira (19/5), um grupo de executivos da Finlândia visitou o Engenho da Inovação, sede do Vale do Pinhão, projeto de fomento a empresas inovadoras. O cônsul honorário da Finlândia em Curitiba, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, falou sobre o memorando de entendimento celebrado entre o país nórdico e Estado do Paraná, que visa promover a cooperação nas áreas de educação, tecnologia e inovação. “O embaixador da Finlândia no Brasil considera a atuação no Paraná como prioritária”, afirmou.

O próximo passo é a celebração de um protocolo de entendimento da Finlândia com o município, segundo o assessor para Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó. “Curitiba busca o que há de melhor no mundo em termos de inovação." A Finlândia é uma referência mundial em termos de educação, mas o acordo deve abranger outros setores. “Estamos construindo um amplo acordo de cooperação entre nossa cidade e a nação finlandesa, cuja tecnologia irá beneficiar diversas áreas”, revelou.

Os convidados representavam empresas que promovem o uso da tecnologia à educação e tem interesse em se integrar aos projetos desenvolvido em Curitiba. O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Lacerda, apresentou o Vale do Pinhão, e falou sobre as possibilidades de interação. “É um contato importante tanto para apresentar as iniciativas da nossa cidade, como para trazer inovações tecnológicas da Finlândia, que é um dos expoentes mundiais da educação.”

Uma das empresas representadas foi a Seppo, que trabalha com uma plataforma de jogos eletrônicos educativos usada por mais de oito mil professores, em 20 países. O diretor Riku Alkio exaltou as possibilidades que podem nascer deste intercâmbio. “Nossa plataforma é diferenciada, pois permite que os próprios professores possam montar jogos e monitorar o resultado”, explicou o executivo.

A próxima reunião do grupo acontece com a secretária Municipal de Educação, Maria Silvia Bacila Winkeler.