Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Pessoa com deficiência

Feira do Emprego está acontecendo agora, no Memorial de Curitiba

30/11/2010 18:02:00

A Secretaria Municipal do Trabalho promove nesta quarta-feira (1) a 2ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência. A feira acontece no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, das até as 17h, com a participação de 23 empresas. São ofertadas 1,2 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência. 

Também serão disponibilizados os serviços oferecidos pela Prefeitura nas áreas de geração de emprego e renda, qualificação e estágios. Além de entregar o currículo, os interessados poderão preencher fichas e até sair contratados imediatamente. É importante que os potenciais trabalhadores tenham em mãos a carteira de trabalho, laudo médico e carteira de identidade.

Em Curitiba, segundo dados do IBGE de 2000, 12% da população, ou aproximadamente 190 mil de pessoas, são afetadas por algum grau de comprometimento físico ou intelectual.

A legislação (Lei 8213/1991) estabelece que empresas com mais de 200 funcionários devem reservar uma parcela dos cargos – de 2% a 5% dependendo do número de empregados – para pessoas com deficiência.

Na capital paranaense, de acordo com o Relatório Anual de Informações Sociais-2007 (RAIS), são 745 empresas com mais de 100 empregados, totalizando 439.408 trabalhadores. Com base nestes números, são 18.337 vagas pessoas com deficiência. Porém, o mesmo relatório informa que apenas 6.170 postos estão preenchidos.

O secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense, informa que a Prefeitura já tem outros projetos para aumentar a inserção destas pessoas no mercado. “Hoje, os grandes problemas da empregabilidade das pessoas com deficiência são a qualificação e a adequação do local de trabalho para recebê-las. A partir do ano que vem, a Prefeitura vai convidar as empresas para equacionar a questão da adequação destes profissionais”, comenta Bracarense em referência ao programa Tecnologia Assistiva para Empregabilidade.

Na primeira edição da feira, em 2009, participaram 23 empresas da área de recursos humanos e qualificação.

A organização do evento deste ano contará ainda com a colaboração da recém criada Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria de Educação e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap/PR).

Informações sobre a Feira do Emprego: (41) 3221-9950.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484