Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Saúde

Feaes recebe dois prêmios do Ministério da Saúde

12/12/2014 14:29:00

A Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) teve dois projetos entre os vencedores da quarta edição do prêmio InovaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Para cada iniciativa premiada, a Feaes receberá R$ 50 mil.

Foram mais de 400 trabalhos inscritos de todo o Brasil e apenas 30 premiados. A Feaes apresentou um relato de experiência sobre comunicação efetiva no Programa Melhor em Casa Curitiba e o projeto de acolhimento dos novos trabalhadores chamado Porto Seguro, desenvolvido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP).

Para a diretora acadêmica do IEP, Elaine Rossi Ribeiro, o reconhecimento representa o esforço em agregar qualidade aos processos de trabalho e às relações multiprofissionais. “É retorno do trabalho colaborativo desenvolvido durante o ano, com o respaldo e incentivo da direção geral da fundação”, disse.

Em “Comunicação efetiva: a chave para um desempenho institucional de excelência” são divulgadas estratégias para estreitar o processo de comunicação e informação, apoiando o atendimento em domicílio. “Há uma integração das informações do que cada profissional realiza e isso permite um planejamento muito maior”, explica uma das integrantes do programa Melhor em Casa-Curitiba, Talita Ferreira Turatti do Carvalhal.

Entre as principais ações, o trabalho cita a ampliação de ferramentas de comunicação – como a implantação do jornal interno para os funcionários e as mensagens nos papéis de parede dos computadores –, a facilidade de acesso ao prontuário eletrônico do paciente e a aproximação das equipes por meio de reuniões periódicas.

Já o projeto Porto Seguro promove o acolhimento do novo funcionário, designando um profissional com mais “tempo de casa” para apoiá-lo nas tarefas nos 15 primeiros dias de trabalho. “A intenção é que se sinta acolhido e perceba a sua importância na instituição. Isso repercute em mais segurança para desenvolver as tarefas do dia-a-dia”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa, Sabrina Stefanello.

Como resultado, a Feaes observou diminuição no número de demissões e, consequentemente nos gasto com recursos humanos – com o pagamento de horas extras para profissionais substitutos, rescisão contratual e novas seleções.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484