Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cuidar da cidade

Faróis do Saber terão painéis artísticos antipichação com imagens da flora

04/05/2017 16:26:00

Em reunião de avaliação de projetos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta quinta-feira (04/05), o prefeito Rafael Greca aprovou a proposta de transformar a parte externa dos Faróis do Saber em painéis artísticos. “Curitiba faz dos Faróis do Saber suportes de arte botânica e erudita”, afirmou o prefeito.

Além da recuperação completa da estrutura dos Faróis do Saber, a parede de alvenaria desses equipamentos será utilizada como espaço de exposição. A proposta do arquiteto Lauro Tomizawa, do setor de Projetos Especiais do Ippuc, apresentada e aprovada pelo prefeito, trouxe como sugestão de aplicação artística o trabalho desenvolvido pelos artistas do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP), que retrata a flora nativa do Estado.

O CIBP (http://cibp.com.br/) é uma associação de artistas que contribui para o registro da flora brasileira. Instituído no ano 2000, é uma entidade de caráter sócio-cultural e educativo, de iniciativa privada, sem fins lucrativos.

Fazem parte do centro os artistas Ana Deliberador; Ayrton A. Hecke; Cristina Maria Klas Bico; Diana Carneiro; Edith B. L. Borio; Esther Vasconcelos; Fátima Bini Esquinazi; Fátima Zagonel; Lais Felippu Pinto; Maria da Penha Passos; M. Celine Delespinasse Bini; Maura R. Piccoli; Neusa G. Fedato; Raul Böing; Rosane Quintella; e Simone Ribeiro.  

O processo de democratização da arte na estrutura dos Faróis deverá integrar também réplicas de trabalhos de outros artistas paranaenses que hoje estão restritos a espaços fechados. Os projetos apresentados ao prefeito atendem às determinações feitas durante as vistas técnicas às administrações regionais. Nesta sexta-feira (05/05) o prefeito estará na Regional do Pinheirinho, a décima a ser visitada.

Resgate da cidade
Curitiba tem 41 Faróis do Saber, sendo nove em praças e 32 anexos a escolas. Os equipamentos serão recuperados e, por determinação do prefeito, passarão a contar com Fablabs, novos livros e salas de leitura.

Outro projeto do Ippuc aprovado pelo prefeito na reunião desta quinta-feira foi o dos equipamentos (mesas e cavaletes) para a instalação de feiras livres nos espaços cobertos das Ruas da Cidadania. A ideia é que as feiras sejam realizadas uma vez por semana nas regionais. A operação e o calendário serão definidos pela Secretaria Municipal do Abastecimento em conjunto com o Instituto Municipal de Turismo.

O prefeito também avaliou a proposta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da integração das Áreas de Proteção Ambiental (Apas) do Iguaçu, Iraí, Piraquara, Rio Pequeno, Rio Verde e Passaúna a partir de um grande eixo de preservação e desenvolvimento interligado por parques.

Museu de Arte Sacra

No gabinete trabalho do Ippuc, Rafael Greca também recebeu o reitor da Igreja da Ordem, padre Valdir Gomes Zanon Junior, que apresentou o pedido de usar o museu de Arte Sacra como ambiente de apoio na consolidação da igreja como um marco turístico religioso.

O prefeito determinou que seja feito um plano de reúso do espaço da Igreja da Ordem e que o Ippuc liste medidas para a conservação e recuperação do prédio. Também será feito encaminhamento à Fundação Cultural de Curitiba para a assinatura de um contrato de gestão que possibilite o uso compartilhado do espaço do museu e ainda que seja estudada a montagem de um grande programa cultural para a Igreja da Ordem.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484