Consultas públicas

Fala Curitiba já promoveu 75 reuniões com moradores

13/06/2018 16:40:00

O programa de consultas públicas da Prefeitura, o Fala Curitiba, passou pelos bairros Centro, São Francisco, Campina do Siqueira, Mossunguê e Campo Comprido nesta terça-feira (12/6). Nesta quarta-feira (13/6), às 19h, será a vez do bairro Cachoeira, na Capela Bom Jesus (Rua David Bodziak, 872).

Desde março, as equipes da Prefeitura já fizeram 75 reuniões para ouvir os moradores e saber quais obras e serviços eles consideram prioritários para cada bairros. Outras 13 estão programadas. Os mais pedidos poderão fazer parte do orçamento municipal de 2019.

O Fala Curitiba está na terceira fase. Nesta etapa são detalhadas as propostas coletivas eleitas pela população em reuniões anteriores. As demandas escolhidas agora seguem para a análise técnica e jurídica dos órgãos da Prefeitura.

Em seguida, de 30 de julho a 3 de agosto, serão feitas mais dez reuniões, uma em cada regional, para a votação final das cinco prioridades de cada regional.

Regional Santa Felicidade

Nesta terça-feira, os moradores dos bairros Campina do Siqueira, Mossunguê e Campo Comprido escolheram obras na área de Educação, com a ampliação de salas de aula na Escola Municipal Walter Hoerner para atendimento das crianças de 4 a 5 anos (pré-escola) e adequação do CMEI Piquiri para atendimento exclusivo de crianças de 0 a 3 anos; e Circulação e Trânsito, com a revitalização da Rua Paulo Gorski, entre a Eduardo Sprada e Monsenhor Ivo Zanlorenzi; e nos serviços de Saúde, com a readequação do quadro de profissionais para repor os servidores aposentados e a criação de atividades de integração da comunidade nas unidades de saúde.

Centro e São Francisco

Os temas segurança e pessoas em situação de rua ganharam destaque na reunião do Fala Curitiba com os moradores do Centro e São Francisco. Na área de Segurança, foram pedidos: maior orçamento para contratar guardas para o patrulhamento a pé, incorporação do programa Vizinho Solidário à Guarda Municipal, melhoria na rede de informação de segurança entre moradores e comerciantes e maior investimento no monitoramento por câmera integradas.

Também foram pedidas a ampliação do atendimento aos moradores de rua e abordagem social conjunta com a Secretaria da Saúde, para que eles recebam apoio psicológico terapêutico, em especial aqueles com dependência química e transtorno mental.

Para saber mais sobre o programa, calendário dos encontros e demandas eleitas para cada regional da cidade acesse o site fala.curitiba.pr.gov.br