Consultas públicas

Fala Curitiba encerra penúltima fase e já supera edição anterior

27/06/2018 14:06:00

Até agora 7.335 pessoas participaram das reuniões do Fala Curitiba para elaboração da proposta de orçamento do município. O número já superou as participações do ano passado, quando foram somadas 5.970 pessoas.

O programa Fala Curitiba ampliou de 10 reuniões para mais de 80 oportunidades de a população opinar, apontar e eleger as prioridades de cada região da cidade, além da plataforma digital disponível para acompanhamento das demandas e votação.

O Fala Curitiba 2018 ainda irá promover as reuniões finais de votação das prioridades, mas superou os números da edição realizada ano passado. Foram 7.335 participações, em 79 reuniões, que envolveram 85 bairros, vilas e comunidades. Até o momento as demandas mais constantes são nas áreas da saúde (103), segurança (81), iluminação (74), circulação e sinalização de trânsito (65), melhorias do transporte coletivo (49) e drenagem (43).

O programa, organizado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), começou em março deste ano com a escolha dos temas prioritários de cada região para compor a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A LDO orienta os temas macros do orçamento. Na sequência esses temas da LDO foram detalhados para compor a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), que agora caminha para a reta final de votação.

Todas as demandas eleitas pela população nos encontros nos bairros seguem para análise técnica, jurídica e orçamentária nos órgãos responsáveis. O estudo que irá apontar a viabilidade ou não das propostas para a votação final que acontece no final do mês de julho e início de agosto.

Acompanhe as informações e o calendário do programa pelo fala.curitiba.pr.gov.br.

Alto Boqueirão

A última reunião da terceira fase do Fala Curitiba foi feita nesta terça-feira (26/6) com os moradores do bairro Alto Boqueirão.

O administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias, conduziu o encontro e ressaltou as diversas ações que surgiram nas reuniões do programa. “A gestão do prefeito Rafael Greca atendeu diversas demandas na região como a recuperação do pavimento e erosão no acesso ao Zoológico, operações da Guarda Municipal em praças, terminais e praças, troca de pontes de madeira por estruturas de concreto, mais de 3 milhões de metros quadrados de roçadas, entre outras ações”, comentou Dias.

Outro tema de alta demanda na região e que a Prefeitura já dá andamento é o esforço na recuperação do pavimento no bairro. “Só este ano serão mais de 250 ruas com pavimento recuperado na cidade, aqui na Regional Boqueirão serão mais de 4 mil metros de pavimento novo, sendo mais da metade só aqui no bairro Alto Boqueirão”, disse o administrador.

Projetos Viários

O tema Projetos Viários foi o que mobilizou o maior número de pedidos da região, em especial os pedidos de readequação da circulação no final da Avenida Marechal Floriano e a conexão da Rua Anne Frank.

Com uma visão coletiva, o morador Edson Marcos Mauda priorizou mais estrutura para as praças da região, em especial a Praça Padre Agostinho Legrós. “Vim pedir melhorias na Praça Agostinho Legrós, mais opções de lazer, atividade física, musculação e junto com isso mais segurança também. Não só para mim que frequento lá, mas para toda a comunidade”, disse.