Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

A semana na Prefeitura

Expo Educação tem 20 mil partipações e o Fala Curitiba chega à ultima fase

03/08/2018 18:05:00

Com mais de 20 mil participações e quase 90 estandes, a Expo Educação reuniu os profissionais da rede municipal de ensino e a comunidade para momentos de aprendizado e interatividade no Expo Renault do Parque Barigui.

Também nesta semana, a Prefeitura promoveu a última fase de votações do programa de consultas públicas Fala Curitiba. Nos encontros, os moradores das dez regionais apontaram obras e serviços que consideram prioritários e que poderão compor o orçamento municipal em 2019.

O Mercado Municipal completou 60 anos de funcionamento com festa. E o prefeito Rafael Greca vistoriou os serviços de pavimentação nas ruas Professor Júlio Theodorico Guimarães, no Pinheirinho, e Mobral e Nossa Senhora do Rocio, no Jardim Aliança do Santa Cândida.

 


 

SEGUNDA-FEIRA

Agendamento para serviços de cartão-transporte será feito pela internet 

A Prefeitura anunciou que os passageiros do transporte coletivo de Curitiba poderão agendar pela internet o atendimento para serviços relacionados a cartão-transporte. O sistema deverá ser lançado neste mês de agosto, no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br).

Rua Júlio Theodorico Guimarães é revitalizada

O prefeito Rafael Greca foi até a Rua Professor Júlio Theodorico Guimarães, no Pinheirinho, ver de perto como estão os trabalhos da equipe contratada pela Prefeitura para fazer a revitalização de 960 metros da via.

 


 

TERÇA-FEIRA

Aberta à comunidade, Expo Educação é um sucesso

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, abriram a feira interativa organizada pela Prefeitura como Semana de Estudos Pedagógicos.

A Expo Educação 2018 foi projetada para levar conhecimento e inovação de maneira interativa e diferente do modelo tradicional de semana pedagógica, historicamente baseado apenas em palestras e reuniões.

Fala Curitiba nas dez regionais

A última fase do programa de consultas públicas Fala Curitiba foi realizada nesta semana em todas as regionais. Nos encontros, os participantes escolheram até cinco prioridades em obras e serviços, que poderão compor o orçamento municipal em 2019.

Cães e gatos têm avaliação de saúde e vacinação gratuita no Tatuquara 

A semana de avaliações clínicas gratuitas para cães e gatos foi bem movimentada na Rua da Cidadania do Tatuquara. A população chegou cedo para garantir o lugar na fila e os exames básicos dos animais. O trabalho faz parte de um Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura e o programa de residência em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Prefeitura troca o antipó por asfalto de qualidade na Rua Fátima Bark 

O prefeito Rafael Greca vistoriou na o início da revitalização do asfalto da Rua Fátima Bark. Os trabalhos são feitos desde o cruzamento com a Rua João Frederico Foerster, no Pinheirinho, e seguirá até a Rua Ouro Verde, no Capão Raso, numa extensão de 1.850 metros.

 


 

QUARTA-FEIRA

Nova Lei de Zoneamento reforça incentivo ao empreendedorismo 

O prefeito Rafael Greca entregou à Câmara Municipal, a Mensagem de Lei 034/2018 com a proposta da nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo. Segundo o prefeito, a nova lei representa uma “obra-prima do urbanismo”. “Curitiba voltou a ser Curitiba. Nossa cidade respeita o seu Plano Diretor, mas vai incentivar mais o empreendedorismo, aumentando as áreas comerciais nas vias coletoras e de serviços e em setores como o Vale do Pinhão”, disse o prefeito.

Adolescentes atendidos pela FAS passam em cursos profissionalizantes

Quarenta e um adolescentes acompanhados pela Fundação de Ação Social (FAS) foram aprovados no processo seletivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai). Todos vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social e vão fazer cursos de aprendizagem profissionalizante industrial.

Amamentação ajuda a reduzir mortalidade infantil em Curitiba

A Semana Mundial do Aleitamento Materno em Curitiba começou com um "mamaço" e o lançamento da campanha na Maternidade Bairro Novo. A redução da mortalidade infantil está entre os resultados de uma cidade que investe na amamentação. Em Curitiba, de 2016 para 2017, o índice caiu 4,6% (são 8,3 óbitos para cada mil nascidos vivos), enquanto a taxa nacional subiu 5% no mesmo período.

Greca anuncia recursos de R$ 168 milhões para dragagem do Rio Belém 

O Ministério das Cidades aprovou projeto da Prefeitura de Curitiba e autorizou recursos de R$ 168 milhões para a dragagem do Canal do Rio Belém. O município agora vai dar início aos trâmites para a liberação do dinheiro junto à Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca durante audiência do programa Bairros na Prefeitura, com lideranças da Regional Boqueirão.

 


 

QUINTA-FEIRA

Animados, curitibinhas voltam às aulas nas escolas e creches municipais

Nesta quinta-feira (2/8) 140 mil crianças e adolescentes das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) voltaram às aulas. Após 17 dias de recesso em julho, o segundo semestre letivo vai até 21 de dezembro. Durante o recesso, as unidades foram preparadas para receber os pequenos.

Começa o trabalho na Rua Mobral, uma das cinco que terão asfalto novo no bairro

O prefeito Rafael Greca esteve na Rua Mobral, que começou a ser revitalizada no Jardim Aliança, no bairro Santa Cândida. Neste trecho, a Mobral é o prolongamento da Rua Nossa Senhora do Rocio, que também está ganhando asfalto novo. A Secretaria de Obras Públicas faz a revitalização do pavimento nas duas ruas que tinham antipó e por onde passam as linhas de ônibus Aliança e São Benedito.

Regionais terão brinquedos para crianças com deficiência 

A Prefeitura vai disponibilizar brinquedos inclusivos para crianças com deficiência nas dez Administrações Regionais da cidade. O prefeito Rafael Greca conheceu como funcionam os equipamentos e determinou a compra dos materiais.

Prefeitura aumenta valor dos repasses a entidades parceiras da FAS 

A Prefeitura reajusta neste mês, em 6,25%, o valor pago aos integrantes da Rede de Instituições de Acolhimento de Curitiba e Região Metropolitana (RIA) parceiras do município no atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco.

 


 

SEXTA-FEIRA

Mercado Municipal completa 60 anos com propostas de inovação

O Mercado Municipal de Curitiba completou 60 anos. As festividades começaram em um coquetel no local, com bolo, brinde e o Parabéns pra Você. De olho no futuro, comerciantes permissionários do mercado e a Prefeitura querem ampliar a parceria na autogestão. “Os curitibanos amam o mercado, vemos nele um espaço extraordinário. Aqui estão os sabores da nossa terra, as heranças das nossas mesas, tudo isso nos faz desejar que o mercado avance. A ideia da autogestão é fascinante”, destacou o prefeito Rafael Greca.

 


 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484