Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Dia do Gari

Exército laranja conta com 423 profissionais para cuidar da limpeza das ruas

15/05/2018 17:51:00
principal
  • miniatura

Nesta quarta-feira (16/5) é comemorado o Dia do Gari. Todos os dias um exército laranja sai às ruas de Curitiba para manter cidade limpa. São 423 garis que fazem a varrição das ruas e o esgotamento de lixeiras públicas.

Em Curitiba, cada gari percorre, em média, 1,9 quilômetro por dia, varrendo calçadas, sarjetas, canteiros e recolhendo o lixo do cidadão desatento. O serviço é feito nas regiões da cidade que concentram grande fluxo de pessoas, como na área central. 

Os serviços desse batalhão da limpeza são divididos em três turnos: das 7h às 15h, das 15h às 22h e das 22h às 5h. “O trabalho de limpeza é feito quase 24 horas por dia”, explica Marina Ballão, gerente de Limpeza do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Além dos garis, a limpeza da cidade envolve outros profissionais. De funcionários públicos que administram o serviço ao pessoal da empresa terceirizada são cerca de duas mil pessoas envolvidas nos trabalhos de varrição, limpeza especial e de eventos, feiras livres, rios, lavagem de calçadões, coleta e transporte de resíduos.

Coletas

Jogar lixo nas ruas, ou em qualquer outro lugar, não faz mesmo nenhum sentido para uma cidade que conta com 100% do território atendido por serviços de coletiva de lixo. Além da varrição nas ruas, o departamento de Limpeza Pública tem coletas diferenciadas para cada categoria de resíduos: comum, recicláves, vegetal, tóxicos e entulhos.

Os caminhões da coleta convencional passam de porta em porta recolhendo o lixo domiciliar. Alternados com a coleta convencional, passam os caminhões do Lixo que não é Lixo, programa pioneiro no Brasil de coleta de recicláveis.

A coleta do lixo vegetal e de entulhos (resíduos de jardinagem, caliças, mobiliários inservíveis), em pequena quantidade, deve ser previamente agendada pelo cidadão pelo telefone 156, Central de Atendimento da Prefeitura.

A coleta do lixo tóxico, como pilhas, baterias, tintas, óleo de cozinha e outros materiais com maior potencial de contaminação, é espontânea. O cidadão leva o material diretamente ao caminhão da coleta, devidamente identificado. O caminhão fica, a cada dia, em um dos 21 terminais de ônibus da cidade.

Curitiba tem ainda outro programa pioneiro, o Câmbio Verde, que troca lixo reciclável por alimento nas áreas mais periféricas da cidade.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484