Curitiba Gov Jam

Evento do Vale do Pinhão discute inovações para o serviço público

06/06/2018 14:00:00

Com o objetivo de propor soluções inovadoras para os serviços públicos, o Engenho da Inovação sedia, nesta quarta-feira (6/6), a terceira edição do Curitiba Gov Jam. Neste ano, o desafio local do evento colaborativo é trabalhar propostas para melhorar os serviços oferecidos nos Espaços Empreendedor da Prefeitura.

O Curitiba Gov Jam, que tem o apoio do Vale do Pinhão, reúne designers, programadores, funcionários públicos e cidadãos. Todos participam voluntariamente e se dividem em grupos de debate. “Trocamps experiências e buscamos aperfeiçoar ações e serviços já existentes e pensar em como melhorar os processos dos Espaços Empreendedor”, salientou Letícia Justus, coordenadora das oito unidades da Prefeitura, ligadas à Agência Curitiba.

A designer Mayara Wal, 29 anos, acredita que todos os cidadãos deveriam participar de iniciativas como o Global Gov Jam. “Este evento busca mobilizar as pessoas comuns na busca por soluções para melhorar os serviços da cidade”, disse ela. No caso dos Espaços Empreendedor, ela defende que as unidades tenham mais cursos de capacitação para quem busca abrir um negócio. “A educação voltada ao empreendedorismo deve, inclusive, começar na escola”, completou a profissional.

Além do tema local sugerido, o 3º Global Gov Jam apresentou uma proposta inusitada de debate mundial ao tocar um som urbano. “A proposta global é sempre uma surpresa e os resultados são bastante diferenciados de acordo com a percepção sobre o tema e abordagem de cada grupo”, contou Adriane Quintas, uma das coordenadoras do Gov Jam de Curitiba.

Ao final do evento, os desafios e soluções serão compartilhados mundialmente com os outros países envolvidos no Global Gov Jam.

Programa

Ligadas ao programa Curitiba Empreendedora, da Agência Curitiba, as oito unidades do Espaço Empreendedor da Prefeitura oferecem vários serviços gratuitos, como a formalização ou encerramento do MEI, emissão de alvará e realização da declaração anual.

Além disso, a pessoa pode obter informações contábeis sobre a empresa, como débitos em aberto e formas de quitação. O atendimento é feito por meio de um termo de cooperação técnica com o Sebrae-PR, que também oferece consultorias de seus profissionais na gestão do negócio.

Saiba onde ficam os Espaços Empreendedor.