Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Conhecer para Prevenir

Estufa do Botânico ganhará iluminação verde pela segurança no trabalho

22/04/2017 09:44:00 | Fonte: FAS
principal
  • miniatura

A estufa do Jardim Botânico de Curitiba receberá iluminação especial nesta semana. Desta segunda (24/04) até sexta-feira (28/04), o espaço terá luzes na cor verde para lembrar o “Abril Verde”, movimento que integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, desenvolvida pelo Ministério do Trabalho. Pontos turísticos de todas as capitais serão iluminados para a data. Em 28 de abril é comemorado o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

O superintendente do Trabalho e Emprego da Fundação de Ação Social (FAS), Luciano Martins, explica que o objetivo da ação é sensibilizar a sociedade para a importância de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. “O envolvimento de todos os cidadãos é muito importante para que possamos alcançar uma cultura de prevenção no ambiente de trabalho”, diz. Ele lembra que a atenção ao trabalhador curitibano é uma das prioridades da gestão do prefeito Rafael Greca.

Conscientização

Neste ano, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem como tema “Conhecer para Prevenir”. Em Curitiba, a campanha será marcada com uma ação na Boca Maldita, na XV de Novembro, das 8h às 17 horas.

No local estarão montadas tendas, nas quais servidores da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado, do Tribunal Regional do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho estarão alertando a população sobre o tema. A equipe da Prefeitura levará ainda o Sine Móvel para apresentar os serviços ofertados pelo município ao trabalhador.

Números

No Brasil, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, acontecem 710 mil acidentes de trabalho por ano, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e as más condições nos ambientes de trabalho.

O País ocupa o 4º lugar no ranking de mortes provocadas por acidentes de trabalho. A média é de 2.800 óbitos a cada ano. Além das perdas de vidas, esses acidentes e doenças resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva do trabalhador.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484