Estudantes de dez escolas terão conhecimentos de empreendedorismo

16/08/2017 08:46:00

A Prefeitura de Curitiba e o Sebrae assinaram nesta terça-feira (15/8) acordo de cooperação para proporcionar formação empreendedora a professores e alunos das escolas municipais. A formação vai envolver dez escolas municipais, 1.850 estudantes do 1º ao 5º ano, 26 professores que concluíram o curso de 20 horas oferecido pelo Sebrae e dez professores do programa Linhas do Conhecimento.

O curso Educação Básica: Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) desenvolve nos alunos características fundamentais dos empreendedores, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

A cerimônia de assinatura foi aberta com apresentação das Bruxas Beth e Cidinha, que recepcionaram e contaram histórias para os alunos e visitantes do Bosque Alemão, projeto que já completou 21 anos de existência, criado na primeira gestão do prefeito Rafael Greca. A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, ressaltou o trabalho feito para implementar a educação empreendedora na rede municipal. “Com base no diálogo, mapeamos o motivo deste programa ainda não ter sido implementado em Curitiba e com a equipe do Linhas do Conhecimento conseguimos implementar esta ação empreendedora em dez escolas públicas municipais”, comentou.

A visão transformadora é a base do curso. “Nós queremos pessoas diferentes, com valores diferentes, que estejam na sociedade fazendo a diferença para o mundo que queremos viver. São essas crianças que farão a diferença no futuro”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

O acordo do Sebrae com a Prefeitura para o desenvolvimento do curso era uma ação esperada há tempos, uma vez que tal parceria já acontece com outras prefeituras do interior do Estado e do Brasil. “Conseguimos em poucos meses implementar esse programa que já existe em outras cidades do Paraná, mas até então não existia em Curitiba. A visão empreendedora da atual gestão foi fundamental”,comentou o diretor de Operação do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini.

Participaram da cerimônia de assinaturaos vereadores Thiago Ferro e Oscalino do Povo; o secretário de Administração e Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Lacerda; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzatto; o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Evandro Razzoto; o superintendente do Instituto Municipal de Turismo, Osvaldo Dietrich; a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Iargas Iuzviak Mantagute; além de diretores de escolas municipais, chefes de núcleos e servidores.