Língua estrangeira

Estudantes cantam e brincam para aprender inglês no Pinheirinho

16/05/2018 10:20:00

Aprender a falar inglês e ao mesmo tempo ampliar conhecimentos sobre a cultura de países que usam o idioma e integrar todas ás áreas do conhecimento: matemática, arte, geografia. É assim, e em meio a muita diversão, que os 700 estudantes da Escola Municipal CEI Francisco Frischmann, no Pinheirinho, estão aprendendo a língua estrangeira.

A iniciativa é da professora Claudia Gisele da Cunha, que de uma forma criativa e contextualizada usa jogos, cartões, música, teatro, pintura e dança para ensinar inglês às crianças. As aulas, voltadas aos estudantes da educação em tempo integral, acontecem no contraturno escolar.

Cláudia explora as múltiplas possibilidades que o lúdico garante à aprendizagem, com vivências, dentro e fora de sala de aula, que conduzem o estudantes a praticar, em inglês, situações do cotidiano. “São aulas criativas, que atraem todos os dias as crianças que querem aprender inglês”, conta a diretora da escola, Rosana das Graças da Costa.

Novas culturas

Para a professora Cláudia, é fundamental oferecer formas criativas de ensinar, uma vez que nem todos no grupo têm a possibilidade de aprender inglês fora da escola. “O ensino de qualquer língua estrangeira é importante. Abre portas para novas culturas, conhecimentos, e cria oportunidades, seja de trabalho ou de interação”, defende a professora.

Segundo Cláudia, os estudantes prestigiam e se sentem valorizados com a iniciativa. “É muito bom poder colaborar com o futuro deles.”

Os jogos e as brincadeiras usadas nas aulas da Cláudia ajudam na superação de obstáculos e limites. Nas atividades os estudantes ganham experiências e confiança para a prática do inglês nas atividades rotineiras. “É bom aprender inglês porque, além de entender as palavras, a gente pode pensar em ter um trabalho, como num hotel ou em uma empresa multinacional”, diz João Victor dos Santos, de 8 anos.

Vocabulário

Para ampliar o vocabulário dos estudantes e criar um ambiente facilitador para aprendizagem, as práticas voltadas ao estímulo da curiosidade são trabalhadas em grupos. A divisão favorece que todos aprendam no mesmo ritmo, mas também permite que a professora identifique as necessidades de cada um.

“Está sendo incrível para mim, a gente conhece várias coisas e até outros costumes”, diz a estudante Ana Beatriz Klimpel, de 8 anos. “A aproximação do inglês com a música é a parte que eu mais gosto, porque a gente aprende a palavra, escuta e repete de maneira leve e fácil”, completa Ana Beatriz.

Língua Estrangeira na rede

Além de inglês outros idiomas estrangeiros como italiano e espanhol são trabalhados em projetos e oficinas desenvolvidas nas unidades escolares da rede municipal de ensino.

A Secretaria Municipal de Educação também mantem oferta constante de cursos para os professores aprimorem a forma de ensinar a língua estrangeira. “A experiência da escola Francisco Frischmann é sinal de que estamos no caminho certo”, resume a professora Angela Bussmann, uma das coordenadoras da área de Inglês na Secretaria Municipal da Educação.