Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Proteção à criança

Estrutura do Conselho Tutelar do Cajuru é referência no Paraná

15/05/2019 18:54:00

O Conselho Tutelar Cajuru, que ocupava um espaço da Rua da Cidadania no bairro, agora tem nova sede e uma infraestrutura de referência para o Estado. A unidade foi inaugurada nesta quarta-feira (15) pelo prefeito Rafael Greca na Vila Oficinas.

Responsável por atender casos locais de crianças e adolescentes em situação de risco frente a violências e maus tratos, o Conselho Tutelar Cajuru precisava de melhores condições para garantir a privacidade e a qualidade que sua atuação demanda.

O projeto foi viabilizado por meio de um trabalho interdisciplinar, coordenado pela Secretaria do Governo Municipal (SGM), envolvendo a Fundação de Ação Social (FAS, que administra o espaço) e as secretarias do Meio Ambiente, de Obras Públicas, além da Superintendência de Trânsito. 

Os requisitos técnicos foram estabelecidos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

“Esta é uma instalação da melhor qualidade para um serviço que é valioso, de restauração do tecido social quando ele é rasgado, maltratado por uma ou outra forma de violência. Este ato é de respeito às crianças e de valorização do trabalho de proteção das famílias”, afirmou o prefeito Rafael Greca na inauguração.

Estrutura

Uma antiga creche municipal foi especialmente adequada para ser a nova sede. O conselho conta com recepção, espaços lúdicos para atendimento à criança, playground, brinquedoteca.

A unidade também foi adaptada para atender critérios de acessibilidade. Além disso, o atendimento ao público, que antes era feito em pequenas salas separadas apenas por divisórias (sem isolamento acústico), agora será realizado em espaços individuais, com maior privacidade.

“É preciso acolher essas crianças e adolescentes com o respeito e o cuidado que merecem. Mas sabemos também que é fundamental continuar investindo nossos esforços para que as famílias se fortaleçam e cada vez mais compreendam sua importância para um desenvolvimento humanitário da nossa cidade”, disse o presidente da FAS, Thiago Ferro.

Dia a dia

Na inauguração, crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Casa da Criança São José – Projeto ABC das Artes – encenaram uma peça sobre a história de Curitiba.

A apresentação emocionou o prefeito e retratou o principal desafio dos conselhos tutelares: zelar pela proteção dos direitos e deveres garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Atendimentos

Somente nos quatro primeiros meses deste ano, os Conselhos Tutelares de Curitiba atenderam casos de 1.216 crianças e adolescentes em situação de risco para a violência - 90 casos de situações de direito violado à saúde; 347 de direito violado de convivência familiar e comunitária; 689 de direito violado à educação, esporte e lazer; 86 de direito violado frente às situações de violências e maus tratos; e quatro de proteção ao trabalho e profissionalização.

O canal de comunicação com os conselhos de Curitiba é pelo telefone 156 para denúncias ou pessoalmente em uma das dez unidades do Conselho Tutelar (regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara). Em âmbito nacional, as pessoas também podem realizar denúncias pelo Disque 100.

Presenças

Participaram da inauguração a administradora Regional do Cajuru, Adriane Santos, o presidente do Conselho Tutelar Cajuru, Abel Domingues, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Carla Braun, e o deputado estadual Subtenente Everton.

 

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484