Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Ippuc

Especialista norte-americana fala sobre sustentabilidade e transporte

28/06/2013 15:51:00

A norte-americana Joanne Potter, especialista em mudanças climáticas, sustentabilidade e transporte, esteve em Curitiba nesta sexta-feira (28) falando durante um evento promovido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na Capela Santa Maria. Mestre em Planejamento Urbano pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ela trabalha na elaboração de estratégias para reduzir a influência dos desastres ambientais nas cidades e nas obras de infraestrutura urbana.

“O futuro do mundo está nas cidades. Por isso, é fundamental prestar atenção à forma como as mudanças climáticas podem afetar as grandes concentrações urbanas”, disse Joanne.

Com a experiência de mais de 15 anos realizando estudos tanto para governos quanto para empresas, Joanne Potter afirmou que é cada vez maior o interesse de entidades públicas e privadas no diagnóstico de problemas e na prevenção de crises causadas por mudanças climáticas e desastres ambientais. “Os governos e as empresas precisam colocar esses temas na ordem do dia. Acima de tudo, é preciso prever recursos. As obras de infraestrutura têm de ser planejadas e executadas de forma a resistir aos danos causados pelas mudanças climáticas, tais como inundações, calor e frio excessivos. Isso sai caro, mas também ajuda a economizar muito dinheiro quando se avalia o panorama futuro”, alertou Joanne Potter.

O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior, que participou do evento, destacou que um dos grandes desafios da maioria dos municípios brasileiros, incluindo Curitiba, está na questão orçamentária. “A maioria das cidades brasileiras sofre com a escassez de recursos. Sendo assim, encontrar meios de realizar obras com esses perfil ainda é uma realidade um pouco distante. Mas estamos diante de uma necessidade e precisaremos enfrentar esses questões no futuro”, destacou.

O presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, enfatizou que a troca de experiências com profissionais de outros países é uma grande oportunidade. “Toda contribuição é válida para nos ajudar a pensar a cidade de Curitiba. E em se tratando de uma autoridade mundial no tema, como é o caso de Joanne Potter, nos sentimos muito gratificados pela chance de conhecer o que está sendo feito em outros países a respeito das questões que envolvem as mudanças climáticas e os desastres naturais”, disse Pires.

Transporte coletivo

Na opinião de Joanne Potter, a redução das emissões de CO2 é um dos importantes objetivos a serem perseguidos por todos os países para reduzir o aquecimento global. Como boa parte das emissões de carbono é provocada pelo uso de combustíveis fósseis, somente a otimização do transporte coletivo e a criação de sistemas multimodais poderá levar a população a deixar em casa os veículos particulares. “Quando a pessoa consegue ir aonde quer, na hora em que deseja, usando apenas o transporte coletivo, existem muitos ganhos ambientais”, assinalou Potter.

Colaboradora do Programa Estratégico de Pesquisa Ambiental do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Potter também destacou a importância dos cuidados com a água. Ela disse que a escassez desse recurso natural já é uma realidade em muitos países, tais como o Chile e regiões da África. A falta de água gera conflitos, impede a produção de alimentos, coloca em risco a economia e afeta até a produção de energia elétrica nos países que investem no potencial hidrelétrico, como é o caso do Brasil. Por outro lado, o excesso de água casado pelas chuvas e tempestades traz risco de vida a muitas populações ao redor do mundo.

“A falta e o excesso de água são reflexos de mudanças climáticas. Temos de nos preparar não apenas para enfrentar os desafios climáticos, mas, principalmente, para diminuir esses problemas, combatendo o aquecimento global e equilibrando os regimes de chuvas. E uma das saídas está ao alcance de todos os cidadãos: a mudança nos hábitos de consumo”, finalizou Joanne Potter.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484