Apoio aos negócios

Espaço Empreendedor faz 90 mil atendimentos, 20 mil a mais que no ano anterior

07/09/2017 09:00:00

Os sete Espaços Empreendedor de Curitiba fizeram mais de 90 mil atendimento à população de janeiro a agosto de 2017. São 20 mil atendimentos a mais em comparação ao mesmo período do ano passado.

O Espaço Empreendedor é um ambiente para atendimento aos empresários da cidade, com serviços gratuitos como orientação, formalização, capacitação, assessoria e consultoria. A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação fornece a estrutura, os técnicos e os equipamentos de informática e o Sebrae é responsável pelas capacitações e consultorias. Estão em operação sete Espaços Empreendedor, que ficam nas Ruas da Cidadania do Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, da CIC, de Santa Felicidade, do Fazendinha-Portão e Pinheirinho.

“O conhecimento do serviço que é prestado e a ampliação dos locais de atendimento têm resultado nesse aumento no número de atendimentos, aliado a um aumento do empreendedorismo e busca pela formalização”, comenta Letícia Wolf Moura Justus, coordenadora do Espaço Empreendedor.

De janeiro a agosto de 2017 foram feitos 95,5 mil atendimentos nos Espaços Empreendedor, com prestação de serviços como orientação e formalização de MEIs, consultas comerciais, consultorias em gestão do negócio, emissão da DAS e Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).

Período

Também é possível verificar um crescimento considerável em quatro Espaços Empreender em 2016 e 2017. O que mais cresceu foi o Cajuru, com 169,6%. O segundo local com maior crescimento foi o Fazendinha, com 76,4%. Em terceiro está Boqueirão, com um aumento de 66,5% nos atendimentos. E o quarto local que também apresentou crescimento relevante foi o Pinheirinho, com 45,4%.

Apesar estar em quarto lugar de crescimento, o Pinheirinho é o local com maior número de atendimentos, foram mais de 22 mil em oito meses, seguido de Boqueirão com 19 mil e Fazendinha com 18 mil.

O recém-reaberto Espaço Empreendedor da CIC é outro local de grande fluxo de atendimento de pessoas. Fechado pela gestão anterior, o espaço é responsável pelo atendimento da regional que concentra o maior número de Micro Empreendedores Individuais (MEI) da cidade. Só na CIC são 9.900 empresas nesta categoria e em Curitiba são mais de 100 mil MEIs.

Os Espaços Empreendedor das Ruas da Cidadania do Tatuquara e Bairro Novo estão em reforma.

Novidades no MEI

A modalidade Micro Empreendedor Individual (MEI), que hoje já representa mais de 90% das empresas abertas no Brasil, tem duas novidades que irão facilitar a vida do empreendedores. O valor mensal pago pelo Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) agora pode ser programado para débito automático em conta e as dívidas com os pagamentos de taxas atrasadas também podem ser feitas via parcelamento. Ambas as opções estão disponíveis no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

Atendimentos nos Espaços Empreendedor de janeiro a agosto

• Formalização: 2,6 mil atendimentos;
  • Consultas Comerciais: 12,8 mil atendimentos (dentre eles: orientações sobre a Consulta Prévia de Viabilizada - CPV, CPVs realizadas, verificação do status da CPV, entre outros.);
  • Alvarás: 10,7 mil atendimentos (dentre eles: informações sobre como obter o alvará, emissão de alvará, baixa de alvará, alvará de licença, consulta o processo/andamento, entrega de alvará, ente outros.);
  • Consultorias em Gestão do Negócio: 740 atendimentos;
  • Declaração Anual do Simples Nacional (DASN): 12,1 mil atendimentos.