Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Apoio aos negócios

Espaço Empreendedor da CIC é reaberto. Veja como ser atendido

07/08/2017 11:45:00

A Prefeitura e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação reinauguraram nesta segunda-feira (07/08) o Espaço Empreendedor da CIC, que estava fechado desde 2016. O local oferece apoio e consultoria gratuita para os empreendedores, como as orientações para a formalização das empresas, auxílio na emissão de alvará e consultoria empresarial e especializada em parceria com o Sebrae. Foram refeitos a estrutura física, infraestrutura lógica, equipamentos e quadro de pessoal para atendimento a população.

O Espaço Empreendedor da CIC é um dos seis em funcionamento na cidade. Por mês, eles fazem em média 1.700 atendimentos. “A Prefeitura oferece o apoio para o empresário local se desenvolver, gerar empregos e renda”, comenta Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

A CIC é o bairro que mais concentra Microempreendedores Individuais (MEI) em Curitiba, são mais de 9.800 empresas regularizadas nessa categoria - 100 mil em toda Curitiba. O MEI formaliza o profissional liberal ou o pequeno empreendedor, com faturamento anual de até R$ 60 mil, garantindo direitos e uma série de vantagens tributárias e previdenciárias para a pessoa que se torna uma empresa formal.

O fechamento do Espaço Empreendedor da CIC dificultava o atendimento à população, que era encaminhada para outros órgãos para solucionar as questões. “Temos uma grande procura de empreendedores em busca de apoio e orientação e agora, com esse espaço reaberto, esse atendimento é possível”, comenta o administrador regional da CIC, Raphael keiji.

O casal de empreendedores Almir José Velasques e Rosângela Robertini Velasques foram os primeiros atendidos na reabertura do Espaço. O casal é dono de um Pet Shop e quer ampliar o negócio. “Viemos ver a papelada para abrir uma segunda loja, ver como faz o alvará, agora de um aviário, aqui na Vila Resistência da CIC. Foi uma pena terem fechado esse espaço, muita gente ficou sem assistência. Ser atendido no bairro é melhor”, diz Rosângela.

Um dos serviços prestados no espaço é a consultoria especializada e gratuita prestada pelo Sebrae aos empresário. Para utilizar, é só marcar um horário e o empreendedor recebe todas as orientações quanto ao desenvolvimento, planejamento e estruturação do negócio. “O Sebrae oferece todo apoio aqui e de graça para o empreendedor. Desde a formalização do negócio, desenvolvimento e reformulação. É so o empreendedor agendar um horário e comparecer a consultoria”, comenta Mariléa Rodrigues de Britto, representante da Regional Leste do Sebrae/PR.

O Espaço Empreendedor da CIC funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua da Cidadania da CIC, Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460, CIC. Telefone: 41 3212-1553

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484