Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Encontro com empreendedores que "erraram" lota Capela Santa Maria

05/05/2017 10:00:00

Mais de 300 pessoas lotaram a plateia e as galerias da Capela Santa Maria nesta quinta-feira (04/05) no Smart Fail, encontro que apresentou experiências empreendedoras bem sucedidas e, o mais importante, os erros que as antecederam. Dez empreendedores apresentaram sua história, com tempo limitado e o mesmo número de slides, proporcionando uma dinâmica diferente para o evento.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook e terá o conteúdo disponibilizado no canal de YouTube do Aldeia Coworking. “Estamos aqui compartilhando conhecimento, motivando pessoas de forma gratuita e de livre acesso. Além de hoje, muitas outras parcerias virão com o projeto Vale do Pinhão”, comentou Ricardo Dória, co-fundador do Aldeia Coworking.

O engenheiro alemão Eugen Braun abriu o evento contando os desafios da sua carreira, a começar pelo pronúncia do seu nome. “Ninguém acerta meu nome, já comecei a vida errando”, brincou. Eugen começou a carreira profissional na Alemanha como marceneiro, depois foi estudar Arquitetura e achava que havia se encontrado profissionalmente. Em uma partida de futebol, acabou prendendo um dedo na grade de proteção e esse acontecimento marcou sua vida e seu relacionamento com o esporte.

Insatisfeito, veio para o Brasil, mas não teve o diploma reconhecido aqui, o que o forçou a fazer uma outra graduação, agora na área de Engenharia Industrial. No novo curso, Eugen se encantou com um anúncio de uma solução relacionada ao esporte e dela criou, com um sócio, a Goleiros de Aluguel, que faz ponte entre goleiros disponíveis e quem precisa de um para uma partida.

A designer gráfica Karina de Souza soube do evento pelas redes sociais e foi esclarecer as dúvidas que a impedem de empreender. “Tenho muito medo de errar ou de não encontrar o nicho correto e assim não ser plena no meu empreendimento. A noite de hoje foi motivadora, gostei bastante”, comentou.

Já Patrícia Papp transformou um problema da vida pessoal em seu atual empreendimento. Viajante corriqueira, ela sempre ouvia a recomendação de que se deve viajar enquanto não tiver filhos. E essa recomendação foi lembrada quando ela teve o primeiro filho. Os problemas nas viagens eram diversos, mas as soluções para resolvê-los motivaram Patrícia a escrever dicas para outras mães no formato de livros, palestras e multi meios de comunicacão. “Viajar com os filhos virou um prazer e um negócio pra mim”, comentou.

Também foram conhecidas as histórias de fracasso e sucesso dos empreendedores Patrícia Lion, da Tasty Salad Shop; Carolina Sass Haro, da Mapie; Juarez Zaleski, da Caixa Filosofal; Liziane Silva, da INK; Gabriel Marchi, filmmaker freelancer; Marcos Ofenbock, da Futsac; Luisa Barwisnki, da MOT Digital; Bruno Medeiros, da Lake Tahoe Ventures; e Kelly Castro, da Fenestra.

“O evento de hoje faz parte dos esforços do projeto Vale do Pinhão para incentivar encontros de empreendedorismo e inovação da cidade. Com a Prefeitura, Agência Curitiba, Fundação Cultural, Universidade Positivo e Aldeia Coworking conseguimos promover mais um evento de sucesso”, comenta Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Mais uma edição do Smart Fail está prevista para o segundo semestre de 2017, além disso o Vale do Pinhão está divulgando outras ações inovadoras e com um calendário completo de eventos próprios no site valedopinhao.agenciacuritiba.com.br

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484