Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Mercado de trabalho

Encontro aborda participação feminina nos negócios

20/07/2017 10:27:00

Nesta quarta-feira (19/7) mais de 200 mulheres participaram do primeiro evento técnico do Prêmio Empreendedora Curitibana 2017, promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. As participantes acompanharam as palestras de Carla Alzamora e Valquiria Porto Rosa.

Carla, diretora de Planejamento da Heads Propaganda, abordou como é a representação das mulheres na mídia e na publicidade, os desafios enfrentados, estereótipos criados e as conquistas que tiveram ao longo do tempo. “Hoje, apenas 0,6% dos comerciais de TV tratam das mulheres empreendedoras e todas elas na função de floristas. As mulheres são uma rede muito poderosa, que a publicidade precisa tratar melhor”, comenta Carla.

A empreendedora Vânia Krekinisky Maciel, chef de cozinha e sócia do restaurante O Limoeiro, somou um momento de crise pessoal com o prazer de cozinha e a vontade de desenvolver a gastronomia para empreender e há mais de oito anos prospera o seu restaurante. Vânia é designer, mas sempre cozinhou e se inspirou na avó, que é de origem eslava, e no tempo que passou na Itália para empreender em Curitiba.

A empreendedora se inscreveu de última hora no Prêmio Empreendedora Curitibana e aproveitou as palestras para aprender mais e interagir. “As palestras foram ótimas, são temas que estão no nossa dia-a-dia e desafios que encaramos no desenvolvimento dos negócios”, comentou Vânia.

Valquiria, a segunda palestrante, explicou como funciona o Mamaworking, um escritório colaborativo que permite às mães trabalharem próximas dos filhos pequenos. Valquiria é sócia da Porto Branding e, além desse novo formato de coworking, palestrou sobre branding e a importância de trabalhar e desenvolver uma marca de sucesso, como Coca Cola, Heineken e outras referências globais no mercado. “Mergulhe no seu negócio, analise as fragilidades, as vantagens, estude o comportamento do cliente e outros públicos”, disse a palestrante.

Para Patrícia Betenheuser, coordenadora do Prêmio Empreendedora Curititiba, o evento técnico foi uma oportunidade de desenvolvimento e contato entre as empreendedoras. "Tivemos importantes participações, compartilhamento de conhecimento e até negócios fechado entre elas. A ideia é fomentar o empreendedorismo e fortalecer a rede de desenvolvimento feminino”, comentou.

O 136 projetos inscritos no Prêmio Empreendedora Curitibana 2017 estão sendo analisados pela comissão julgadora e, no dia 31 de outubro, 30 classificadas participarão do segundo evento técnico. Em 30 de novembro, nove projetos serão premiados em evento que será realizado na Capela Santa Maria.

O Prêmio Empreendedora Curitibana 2017 conta com os patrocínios do Banco do Brasil, Quanta Diagnóstico, Gráfica Comunicare, Adriane Marques Consultoria, Fiep, Buffet Marzia Lorenzetti e I Can Chose.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484