Pessoas com deficiência

Empresas podem se inscrever para a Semana da Empregabilidade

14/09/2017 10:21:00

Estão abertas até terça-feira (19/9) as inscrições para as empresas e instituições públicas ou privadas que queiram participar da Semana da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência e do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O serviço será ofertado pela Prefeitura de Curitiba, de 25 a 29 de setembro, para incentivar e garantir a entrada de pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mercado de trabalho.

As empresas e instituições podem ofertar vagas para esse público e as que se inscreverem poderão participar do evento fazendo as entrevistas e seleção dos candidatos nos espaços cedidos nos Postos do Sine, localizados nas Ruas da Cidadania do Fazendinha (25/9), Boqueirão (26/9), Pinheirinho (27/9) e Boa Vista (28/9). Haverá estrutura de atendimento com a presença de intérprete de libras e técnicos do INSS e da Superintendência do Trabalho. Nos demais Postos do Sine (exceto da Rua da Cidadania da Matriz), o atendimento às pessoas com deficiência e reabilitados do INSS será mantido.

Uma estrutura especial também será ofertada no dia 29/9, chamado de Dia D, quando acontecem em todo o País ações para inclusão social e profissional das pessoas com deficiência. Nesta data a Prefeitura manterá, das 9h às 17h, atendimento exclusivo na Rua Schiller, 159, Hugo Lange.

Interessados em participar do Dia D terão transporte gratuito, das 9h às 16h, com saída de uma em uma hora da Praça Rui Barbosa, face da Rua Desembargador Westphalen, recuo inicial próximo à rua Pedro Ivo.

Inscrições

As empresas e instituições podem se inscrever até o dia 19, das 9h às 12h e das 14h às 17h, pelos telefones 3224-8451 ou 3223-3267, pelo email vagas@smte.curitiba.pr.gov.br ou, ainda, na Central de Vagas da antiga Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, localizada na rua Monsenhor Celso, 35, Centro.

O edital para abertura de inscrições pode ser encontrado no link http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2017/00206712.pdf

Direito

A inserção de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho está prevista na chamada Lei de Cotas (n° 8.213/91). De acordo com a legislação, a empresa que possui de 100 a 200 empregados, deve destinar 2% das vagas para essa população. A porcentagem varia de acordo com o número de contratados, chegando a um máximo de 5%, caso haja mais de 1.001 funcionários.

No Brasil, 6,2% da população possui pelo menos um tipo de deficiência, seja física, intelectual, auditiva ou visual, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.

Rua da Cidadania do Boa Vista - Avenida Paraná, 3.600

Rua da Cidadania do Boqueirão - Avenida Mal. Floriano Peixoto, 8.430