Empresa ucraniana quer parceria na produção de ônibus elétrico

13/11/2018 18:08:00

O prefeito em exercício e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, recebeu nesta terça-feira (13/11) uma comitiva vinda da Ucrânia. A visita-cortesia foi feita com o intuito de conhecer o sistema local de transporte - Bus Rapid Transit (BRT) - e apresentar a tecnologia de ônibus elétricos da empresa ucraniana Electrón.

“A Prefeitura de Curitiba fará o possível para que essas relações comerciais e essa parceria institucional seja profícua”, afirmou Pimentel.

O deputado do Parlamento da Ucrânia, Mykhailo Ratuschny, contou que a Electrón já trabalha com vários países e procura mercado no mundo inteiro. Disse também que a escolha por Curitiba foi em decorrência da presença e grande influência da comunidade ucraniana no Paraná. “A intenção é no futuro criar uma empresa binacional produtora de transporte elétrico urbano e interurbano", afirmou.

Outro fator importante na escolha de Curitiba para estabelecer essa parceira é a política da cidade relacionada à proteção ecológica.

Conheça a Electrón

Quase completando um centenário de história, a Corporação Electrón começou como uma pequena oficina de engenharia elétrica e se tornou uma grande corporação na fabricação de produção de fins científicos e técnicos, industriais e domésticos.

Em meados do século passado, a Electrón iniciou a produção de televisores e entrou na história como uma das marcas mais populares da época. A recém-fundada JV Electrontrance é parte da Electrón e produz trens de baixo custo na Ucrânia.

Além da produção em massa dos bondes para trilhos de bitola diferente, a empresa começou a fabricar trólebus de seu próprio projeto e também eletrobuses - um novo tipo de perspectiva de transporte municipal.

Participaram do encontro Mykhailo Ratuschny, presidente do Conselho Coordenador Mundial dos Ucranianos; Yuliy Tatárchenko, coordenador da visita, Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira; e Rodolfo Zannin, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura.

Agenda

Nesta quarta-feira (14/11), os integrantes da comitiva visitam o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).