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Prefeitura Municipal de Curitiba

Transporte

Empresa francesa apresenta projeto de VLP elétrico para mobilidade em Curitiba

08/06/2016 17:36:00

Executivos da empresa francesa NTL, fabricante de Veículos Leves sobre Pneus (VLP), reuniram-se nesta quarta-feira (8) com representantes da Prefeitura de Curitiba para conhecer detalhes do projeto de eletromobilidade do Município, que é objeto de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), voltado à implantação e operação de linhas de transporte público com acionamento elétrico. O PMI, publicado pela Prefeitura de Curitiba no dia 20 de maio passado, é uma espécie de concurso de ideias entre empresas interessadas e servirá de base para uma futura licitação do novo modal.

“Trata-se do primeiro consórcio a nos visitar e em breve teremos também a visita de empresas chinesas. Esperamos ainda a participação de consórcios nacionais”, observou o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi. “Curitiba é uma cidade de destaque no cenário internacional, uma verdadeira vitrine em transporte público, o que torna este projeto de grande interesse para nossa empresa”, comentou Ricardo Ochoa, da NTL.

Segundo ele, os VLPs produzidos pela NTL já circulam hoje em oito importantes cidades, entre elas Paris, na França; Shanghai, na China; Veneza, na Itália; e, mais recentemente, em Medelin, na Colômbia. Ochoa destacou as vantagens do novo modal, que se caracteriza como de média capacidade. “Nossos veículos, além de confortáveis e silenciosos, não emitem poluentes e são modulares, ou seja, podem operar com três ou mesmo seis unidades conectadas, o que eleva automaticamente sua capacidade de transporte”, disse.

O secretário Mac Donald ressaltou a importância de introduzir a eletromobilidade ao sistema de transporte da cidade, fazendo com que ganhe ainda mais agilidade e confiabilidade. “Os diferentes modais serão complementares e interligados entre si, contribuindo de maneira significativa também para o aumento da capacidade do sistema e para a sustentabilidade”, comentou.   

Além dos VLPs, a eletromobilidade pode comportar também os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Em ambos os casos, a capacidade de transporte é quase duas vezes maior que a dos BRTs (Bus Rapid Transit), podendo chegar a 25 mil passageiros por hora. O custo é uma das vantagens deste modal, cerca de 75% menor que o de um metrô, além de a instalação ser três vezes mais rápida. Os estudos indicam ainda melhor pontualidade, rodagem mais suave e mais espaço interno.

Inovação

Outro aspecto importante e inovador da PMI é o seu caráter interfederativo, ou seja, pode envolver outros estados e municípios. Em outras palavras, o PMI Interfederativo permite à Prefeitura celebrar parcerias públicos privadas (PPPs) com mais de uma cidade ou outros entes da federação, visando a execução de serviços públicos de interesse comum, como o de transporte.

As empresas interessadas em aderir ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) deverão entregar suas propostas à Comissão Especial de Avaliação às 10 horas do dia 25 de julho. Nas propostas deverão constar estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira, modelagem institucional, modelagem jurídica, projeto e demais elementos que poderão servir de base para uma futura licitação do novo modal. Os projetos deverão trazer ideias e soluções podendo abranger Curitiba e outras cidades da região metropolitana.

Os planos da Prefeitura para o novo modal incluem quaro diferentes trechos e também um “traçado livre”. Este último se caracteriza por abrir espaço para que as próprias empresas apresentem propostas diferenciadas, que explorem as possibilidades de inovação urbanística, técnica, institucional e operacional, ou outras que desejar fazer.

Os quatro trajetos pré-definidos são:

a)    Terminal CIC - Centro de Feiras (a ser construído no Parque da Imigração Japonesa). Na hipótese de uma abordagem metropolitana, o trajeto poderá se estender até o Aeroporto Affonso Pena e, na ponta Sul, até o município de Araucária.

b)    Barreirinha - Marechal Floriano - da divisa com Almirante Tamandaré até a Linha Verde, na altura da estação Marechal Floriano.

c)    Aeroporto – Centro Cívico. As propostas podem seguir dois traçados: 1) Centro Cívico – Boqueirão, via Marechal Floriano (estação Wilson Dacheaux); e 2) Centro Cívico – Centro de Feiras (Parque da Imigração Japonesa), via Avenida das Torres.
 Em ambos os casos, caso se opte por uma abordagem metropolitana, o trajeto poderá estender-se até o Aeroporto Affonso Pena.

d)    Linha Atuba – Tatuquara. Parte da estação Atuba e segue por toda a extemsão da Linha Verde. No caso de uma abordagem metropolitana, o itinerário poderá ser estendido até Colombo e Fazenda Rio Grande.

Custos

Os ônus e custos financeiros decorrentes da participação no PMI são de responsabilidade exclusiva dos proponentes e não serão reembolsados. Somente os projetos e estudos técnicos aceitos, parcial ou integralmente, terão seus custos ressarcidos, a título de subsídios para a definição e estruturação do projeto final. Os valores reembolsados serão proporcionais ao seu aproveitamento e limitado ao que foi estimado e aceitos pela Comissão Especial de Avaliação,

Capacidade

Em termos de número de passageiros, os veículos leves sobre trilhos ou pneus se enquadram como de média capacidade, ou seja, se situam entre o metrô e os BRTs. Segundo dados da Urbs, a capacidade de transporte deste modal é da ordem de 25 mil passageiros/hora; o BRT - no eixo sul, o mais carregado do sistema, com um biarticulado por minuto - pode transportar aproximadamente 15 mil passageiros/hora e o metrô, 45 mil passageiros/hora.

Entre outras vantagens, os VLT/VLP são reconhecidos por serem confortáveis, silenciosos e, especialmente, por não emitem poluentes na atmosfera. Como as projeções são de um aumento na demanda na Linha Verde depois de concluídas as obras de reurbanização e modernização, a expectativa é de que o novo sistema permita transportar até 120 mil passageiros por dia.

 

Leia o edital aqui

 

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