Ordem da Luz dos Pinhais

Emocionados, condecorados prometem fazer ainda mais por Curitiba

22/09/2018 10:08:00

Os curitibanos, de nascimento ou adoção, agraciados com as medalhas e diplomas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais de Curitiba, na sexta-feira (21/9), no Memorial de Curitiba, esperam cada vez mais poder contribuir para o crescimento da cidade e bem-estar da população da capital. Muito emocionados, os homenageados agradeceram a condecoração do município, entregue pelo prefeito Rafael Greca, e fizeram questão de dividir a honraria com seus colaboradores.

O arquiteto Carlos Eduardo Ceneviva, que presidiu o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e é considerado o “pai” da rede integrada de transporte coletivo na capital, afirmou estar muito honrado com o reconhecimento dado pela prefeitura. “Acho que esta homenagem se deve a minha contribuição, junto com os demais arquitetos que integram ou integraram o Ippuc, na criação da Rede Integrada de Transporte, das Ruas da Cidadania, das creches e das escolas que se espalham por Curitiba”, disse ele.

Para a relações públicas Clarissa Grassi, receber a medalha e o diploma da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais redobra sua inspiração para desenvolver pesquisas no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no São Francisco, e os concorridos tours pelas alamedas do tradicional espaço do município. “Essa iniciativa do prefeito Rafael Greca reitera seu compromisso com a história e a memória da cidade”, salientou ela.

Saiba mais:

Paixão

O médico João Vicente Vítola, diretor-geral da Quanta Diagnóstico e Terapia, avalia que a homenagem é um reconhecimento pelo seu trabalho em projetos de redução da mortalidade por doença cardíaca. “Como o prefeito Rafael Greca, que me entregou estas honrarias, sou um apaixonado pelo que faço e cada vez mais eu, com o corpo médico e toda a equipe da Quanta, buscamos inovar para garantir mais saúde para a população de Curitiba”, frisou o cardiologista.

A chef Manoella (Manu) Buffara também fez questão de dividir com sua equipe, do Restaurante Manu, a condecoração entregue pelo prefeito. “Valorizamos o alimento mais saudável em nossos pratos, assim como incentivamos a agricultura urbana e o retorno à terra”, disse ela, em referência a sua participação no Horta do Chef, programa do município que incentiva agricultores urbanos a venderem parte de sua produção a restaurantes da capital.

Estímulo

“Não tenho palavras para descrever como me sinto com este reconhecimento dado pelo prefeito Rafael Greca, um defensor da arte e da cultura. Eu me vejo, na realidade, como representante de todas as pessoas que buscam promover as artes, a música, a literatura e a história em Curitiba”, declarou Regina Casillo, fundadora e diretora do Solar do Rosário. Segundo ela, a homenagem a inspira ainda mais a se dedicar ao tradicional espaço cultural, que oferece uma movimentada agenda de exposições de arte e lançamentos de livros, além de diversos cursos.

Segundo Mauricio Milani Rua, o Shogun, uma das maiores lendas da história do Mixed Martial Arts (MMA), a condecoração dada pelo município o estimula ainda mais a usar o esporte como bandeira para ajudar as crianças carentes de Curitiba. “No Parque da Barreirinha, ensinamos artes marciais em um programa social que está tirando a criançada da rua”, conta o atleta, único lutador em atividade que já foi campeão do Pride e do UFC.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Sergio Balaguer (Serginho do Posto) agradeceu a homenagem feita pelo prefeito Rafael Greca e compartilhou com todas as pessoas da cidade a honraria. “Estas distinções só reforçam meu compromisso de ajudar a transformar Curitiba em uma cidade mais humana e justa”, completou.

Inovação

Maçaru Koga, mais antigo feirante em atividade na cidade, estava muito emocionado ao receber a medalha e o diploma da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais. “Eu trabalho nas feiras da Prefeitura há mais de 45 anos e não esperava esta homenagem entregue pelo prefeito”, revelou o comerciante de 83 anos.

Criador do Adam Robô, equipamento que usa a inteligência artificial para identificar problemas oftalmológicos, Juliano Santos lembrou que a inovação surgiu graças ao apoio da Prefeitura, por meio do Vale do Pinhão. “Eu comecei minha empresa no Worktiba Barigui e, em pouco mais de um ano, o Adam Robô é um sucesso. Agora, eu sou surpreendido com este novo apoio ao meu projeto, desta forma tão bonita, que é receber a medalha e o diploma da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais”, disse.