Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Intercâmbio

Em visita técnica, comitiva paraguaia conhece referências de Curitiba

06/10/2017 11:00:00

Uma comitiva de três cidades paraguaias visitou esta semana Curitiba para conhecer o modelo de gestão da capital nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente, transporte público e descentralização administrativa.

Os prefeitos Sergio Ruben Cuellar (de Fuert Olimpo), Alejandro Ramon Urbieta (Concepcion) e Vidal Arguello Bazan (Yby Yau) visitaram o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), a secretaria do Meio Ambiente e a Administração Regional do Boqueirão.

As três cidades pertencem ao departamento (equivalente aos estados no Brasil) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este.

Rodolfo Feijó, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, destaca que a visita teve um caráter eminentemente técnico, de verificação in loco sobre o funcionamento da administração. “Eles querem saber o que gerou o reconhecimento internacional da capital paranaense”, diz Feijó.

Na Administração Regional Boqueirão, por exemplo, a comitiva – da qual fez parte também o cônsul do Paraguai na capital, Víctor Daniel Diaz Paniagua – pegou ônibus nesta quinta-feira em horário regular, entre os terminais do Carmo e Boqueirão.

Além de mostrar na prática os deslocamentos da população, o administrador regional Ricardo Dias apresentou todo o funcionamento da estrutura que funciona na Rua da Cidadania e dos 21 núcleos que prestam serviços públicos no local, que atende os bairros do Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer e Xaxim

Curitiba é dividida em dez administrações regionais, que abrangem todos os 75 bairros da cidade. As Ruas da Cidadania, que começaram a ser implantadas na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, são os espaços onde se concentram os serviços para a população.

 “A descentralização administrativa funciona bem na capital”, disse Dias. “Temos uma diversidade ampla na Regional, com uma população de mais de 205 mil pessoas, muitas indústrias, um polo cervejeiro, um polo têxtil. E a determinação do prefeito Rafael Greca de atender sempre muito de perto as demandas de todos.”

Este ano, a Rua da Cidadania do Boqueirão fez mais de 35 mil atendimentos.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484