Registrar
Acesso à Informação
Pesquisar
Sex, 31/10/14
Tempo Hoje
maxima minima
29º
20º
Prefeitura Municipal de Curitiba

Trânsito

Em dez dias, fiscalização com radares na Linha Verde já multou quase 3 mil caminhoneiros

02/01/2014 11:26:00
  • Compartilhe

Após dez dias de operação, a fiscalização de circulação de caminhões e veículos de grande porte por radares na Linha Verde já registrou 2.853 infrações. Foram 2.386 veículos flagrados trafegando fora da faixa determinada e 467 caminhões circulando pela via nos horários de restrição.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) iniciou a fiscalização no dia 23 de dezembro de 2013, quando foram ativadas funções já existentes nos equipamentos, que passaram a verificar, através do perfil magnético associado ao cadastro de veículos, se os caminhões estão circulando no horário permitido e se os veículos de grande porte estão trafegando na faixa determinada pela regulamentação.

Segundo a portaria nº 440/2013 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em dias úteis, veículos com capacidade de carga acima de sete toneladas ou com comprimento maior que sete metros não podem circular pela Linha Verde das 7h às 10 horas e das 17h às 20 horas, no trecho compreendido entre o km 120,7 e o km 142,8.

No sentido Sul-Norte, o trecho de restrição vai da Rua Nicola Pelanda, no bairro Pinheirinho, até a Estrada da Graciosa; no sentido Norte-Sul, da Estrada da Ribeira até a Rua João Chede, também no Pinheirinho. Nesses horários, esse tipo de veículo deve utilizar os contornos norte, sul e leste da cidade.

Em qualquer horário, os caminhões, assim como ônibus e veículos de grande porte, devem trafegar apenas pela faixa da direita da Linha Verde, conforme sinalização de regulamentação ao longo da via. Nos trechos de três faixas, é permitido o tráfego pela faixa central para ultrapassagens.

Os condutores de caminhões, ônibus e veículos de grande porte são autuados por infringir o artigo 185 (deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada pela sinalização de regulamentação). Já os condutores de caminhões também são autuados por infringir o artigo 187 (transitar em local/horário não permitido pela regulamentação – veículo de carga) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As infrações são da categoria média (4 pontos) e a multa prevista em ambos os casos é de R$ 85,13.

A Setran mantém os agentes de trânsito que já realizam a fiscalização dos caminhões em ambos os sentidos da Linha Verde nos horários de restrição. A secretaria já reforçou a sinalização da via para orientar todos os motoristas de que há fiscalização eletrônica do horário de restrição e da utilização da faixa regulamentada. 

  • Compartilhe