Curitiba verde

Eixo de Animação Arthur Bernardes ganha 60 mudas de araucárias

28/09/2018 12:08:00

O Eixo de Animação Arthur Bernardes, no bairro Santa Quitéria, ganhou 60 mudas de araucárias, próximo ao cruzamento com a Rua Professor Arlindo Loyola de Camargo. As mudas foram plantadas pelo consórcio TCE/Triunfo, contratado pela Prefeitura para a construção da trincheira da Rua Mário Tourinho no bairro vizinho, o Seminário.

O plantio é uma medida compensatória estabelecida no licenciamento ambiental da obra da trincheira, definido pela Comissão Deliberativa que analisa os pedidos de corte de araucária em Curitiba. Para a construção da trincheira será necessário cortar quatro araucárias que ficam em um terreno particular desapropriado, no cruzamento da Rua Mário Tourinho com a Nossa Senhora Aparecida.

O número de 60 mudas plantadas supera o mínimo exigido pela legislação, que é de quatro mudas de araucária para cada árvore retirada. O local definido para o plantio, no bairro Santa Quitéria, é o mais próximo e adequado para o desenvolvimento das árvores, onde há mais área livre e incidência de sol.

Outras espécies precisarão ser suprimidas para a execução da obra. Após o término dos trabalhos, elas serão repostas na mesma região e, de acordo com a legislação municipal, para cada árvore retirada, duas serão plantadas. Todo este trabalho é acompanhado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Sinalização e relocação de muros

Está em fase de conclusão a sinalização dos desvios necessários para as obras. Em breve começa a relocação dos muros frontais dos terrenos da Rua Mário Tourinho que serão atingidos pelas obras. A fiscalização de todas as etapas da obra é feita pela Secretaria de Obras Públicas.

O canteiro localizado no cruzamento das ruas Major Heitor Alencar Guimarães, Vicente Machado e Mário Tourinho já foi alterado. O local faz parte de uma das opções de desvios.

Os bloqueios das vias para as obras e a implantação dos desvios na região definidos pela Superintendência de Trânsito serão feitos quando tudo estiver pronto para o início das escavações da trincheira.

Corte de araucárias

A Comissão Deliberativa das Araucárias, que analisa os pedidos de corte da árvore em Curitiba, foi instituída em 2017 e reúne representantes da Procuradoria Geral do Município, das secretarias municipais do Meio Ambiente e do Urbanismo, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e da Universidade Federal do Paraná.