Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Rede municipal

Educação prepara transição da criança de creche para a escola

08/12/2018 09:41:00

A transição de uma etapa de ensino para a outra sempre envolve muitos fatores: novos amigos, práticas mais avançadas de aprendizagem, outros professores e espaços diferentes. Por ser um momento importante de mudança, a Secretaria Municipal da Educação busca, com cuidado e atenção, preparar os pequenos para os próximos passos.

“Mais do que pensar na transição como uma questão pedagógica, sistêmica ou legal, é importante que este processo aconteça de maneira apropriada para garantir à criança uma infância plena, cheia de possibilidades”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Kelen Patrícia Collarino.

Para amenizar os desafios que surgem com a mudança dessa fase e facilitar a adaptação, as unidades da rede desenvolvem diversas ações. Um dos exemplos é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) senador Affonso Camargo, no bairro Cajuru. As crianças que estão na turminha do pré conhecem antecipadamente os espaços e os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com visitas, rodas de conversas e atividades geralmente realizadas na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, unidade que a maioria passará a frequentar em 2019.

A pedagoga do CMEI, Ivana Corrêa, explica que esse momento é muito aguardado pelas crianças. “Nós já colocamos no calendário escolar o dia que a visita vai acontecer e explicamos para as crianças como vai ser. Elas ficam ansiosas para que chegue esse dia, e, quando voltam da visita, contam como é a escola onde vão estudar e que não veem a hora disso acontecer”, conta.

Ludicidade mesmo nos momentos de atividades pedagógicas, dia do brinquedo, parquinho e uma série de outras propostas também contextualizam o dia a dia de meninos e meninas que estão no processo de transição.

As situações vividas pelo 1º ano demonstram a necessidade de a escola reconhecer cada indivíduo em suas múltiplas dimensões. “Para que isso aconteça, garantimos que tempo e espaço sejam adequados para os momentos de brincadeira e interação”, explica a diretora da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, Marta Regina Cambrussi de Lima.

“Afinal, assim como na Educação Infantil, no Ensino Fundamental também é esperado que as propostas pedagógicas valorizem o movimento, que as aulas levem em conta os saberes prévios das crianças e os contextos social e cultural em que elas estão inseridas”, completa Marta.

Formação

Com as ações de formação da Secretaria da Educação, por meio do Programa Veredas Formativas, os profissionais asseguram um trabalho coeso entre as etapas.

“Buscamos organizar ações e atividades para passar aos pequenos a sensação de segurança, garantindo sentimentos positivos em relação a esta mudança. As práticas também incluem as famílias como parceiras neste processo”, ressalta a diretora do CMEI, Danielle Passos.

Na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, toda a equipe que atua nas turmas de 1º ano também passa por formação. As atividades incluem oficinas, cursos, assessoramentos, palestras e outras intervenções que viabilizam uma transição adequada aos pequenos.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484