Limpeza e reparos

Educação aproveita o recesso escolar para colocar unidades em ordem

17/07/2017 14:36:00

A rede de ensino de Curitiba aproveita o período de recesso e a ausência das crianças até o dia 24 de julho para colocar as escolas e creches em ordem. “É hora de concentrar a execução de pequenas obras e fazer a limpeza mais rigorosa de cada local”, resume o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Educação, Oséias Santos de Oliveira.

Uma das providências é a desinsetização, para garantir a eliminação de insetos que podem se alojar na cozinha, na biblioteca e nas salas de aula, podendo causar contaminações e alergias. “A limpeza é diária, mas só um trabalho especializado periódico garante completamente a prevenção contra esse risco”, argumenta Maristela Theodoro, chefe do Núcleo Regional de Ensino da CIC.

O período também é propício para checar a integridade dos brinquedos usados pelas crianças nos espaços de recreação e nos parquinhos. É o caso de escorregadores e balanços. Para receber as crianças para o segundo semestre, eles estão sendo limpos e ganhando pintura nova.

Obras rápidas

Além disso, obras rápidas fazem parte da agenda do período. “Para diminuir ao máximo a exposição dos alunos, começamos bem no final do período letivo o que não poderia ser iniciado e concluído só nessas duas semanas de férias”, conta Maristela Theodoro.

Os muros do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Caiuá/Ilhéus e o da Escola Nossa Senhora da Luz, na mesma regional, são exemplos disso.

Na Caiuá/Ilhéus, o antigo muro de placas cimentíceas (pré-moldadas) que separa o parquinho da unidade da área esportiva do Colégio Estadual Hildegard Sondahl vai, aos poucos, sendo substituído por outro, de alvenaria. “É um alívio porque havia o risco de queda do muro, que estava sendo empurrado pelas raízes de uma árvore”, conta Maristela.

Por isso, grande parte das crianças da unidade ficaram cerca de um mês sem poder usar o parquinho. O CMEI recebe diariamente 150 crianças de Berçário a Pré II.

Na mesma regional, a Escola Nossa Senhora da Luz, também repara o seu muro. O tráfego pesado que passa pela Rua Orlando Luís Lamarca, atrás da escola, causou uma rachadura. “No começo do ano apareceu uma trinca no muro e nós nos assustamos, afinal, ele é grande e fica perto do parquinho e das canchas esportivas”, relata a diretora da escola, Joselaine Chaves Coelho. A obra, de 35 metros de extensão, começou pouco antes do início das férias e estará pronta para a volta às aulas.