Fim de semana

14/09/2018 17:40:00
principal
  • miniatura

Quem gosta assistir a um bom filme pode aproveitar as programações da Cinemateca e do Cine Guarani neste fim de semana. Entre os destaques exibidos na Cinemateca está o longa Benzinho, premiado no Festival de Cinema de Gramado. No Cine Guarani, os destaques são os documentários Tudo é Irrelevante, Hélio Jaguaribe e Camocim.

Cinema no fim de semana

Cinemateca

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

Data: sábado (15/9)

Mostra de Filmes Argentinos - KAMCHATKA (Espanha, Argentina, 2003, Drama, 104’) - No sábado, a mostra traz o drama Kamchatka, de Marcelo Piñeyro. Na narrativa, o golpe militar que cerceou as liberdades individuais na Argentina obriga um casal a se refugiar com os filhos pequenos. O pai e a mãe encontram numa casa nos arredores de Buenos Aires o lugar ideal para levar a vida em família na mais possível normalidade, enquanto refazem seus planos e estratégias.

Data: sábado (15/9)

Cineclube da Aliança Francesa - O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS (Pierrot le Fou, França, 1965, drama/policial, 112’) -  Na trágica obra do diretor francês, a aventura vivida pelo professor de espanhol Ferdinand, que entediado com a vida parisiense, deixa a esposa e foge em direção ao sul com uma antiga amiga. Eles caem na estrada e deixam um rastro de roubos por onde passam.

Data: domingo (16/9)

BENZINHO (Brasil, 2018, drama, 95’) - No filme brasileiro, o diretor Gustavo Pizzi ilustra a perspectiva de uma mãe de classe média que é lançada em uma espiral de sentimentos, após o filho primogênito ser convidado para jogar handebol na Alemanha.

Entrada: R$ 10 | R$ 5

Cine Guarani

Endereço: Portão Cultural - Avenida República Argentina, 3430 - Portão

Data: domingo (16/9)

TUDO É IRRELEVANTE, HÉLIO JAGUARIBE (Brasil, 2018, Documentário, 83’) - documentário sobre a trajetória de vida de Hélio Jaguaribe, um dos maiores cientistas políticos no Brasil, responsável por formular as teorias de um capitalismo autônomo para o país, o nacional-desenvolvimentismo. Um dos nomes que propôs uma integração da América Latina, ele faz parte do grupo que passou a repensar o Brasil desde a década de 1950.

Classificação Indicativa: 10 anos

R$ 12 | R$ 6

Data: sábado (15/9) e domingo (16/9)

CAMOCIM (Brasil, 2018, documentário, 76’) - A jovem Mayara, 23 anos, organiza uma campanha honesta durante as eleições municipais de Camocim de São Felix para eleger o candidato e colega César. Durante o processo, Mayara toma consciência da dificuldade em participar de uma disputa marcada por hierarquias, compras de votos e clientelismo.

R$ 12 | R$ 6

Data: domingo (16/9)

Cineclube do Cinema Brasileiro - PELA JANELA (Brasil/Argentina, 2018, drama, 87’) - Rosália é uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em uma  fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Certo dia acaba demitida e é consolada pelo irmão José, com quem vive. Ele resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires. No país vizinho Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana.

Classificação Indicativa: 10 anos