Consulta Públicas

Discussões do Fala Curitiba serão feitas em mais 11 bairros nesta semana

07/05/2018 10:36:00

Mais 11 bairros e vilas da cidade vão receber as reuniões do Fala Curitiba nesta semana. Os encontros fazem parte da terceira fase do programa de consultas públicas da Prefeitura que ampliou de 10 encontros nas regionais, para mais de 80 reuniões, aprimorando e detalhando as prioridades de cada bairro, vila e região da cidade.

Todas as reuniões da terceira fase seguem a mesma dinâmica, com a apresentação de como funciona o Fala Curitiba, a formação das Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que escolheu os temas principais que serão priorizados no orçamento de 2019, e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Além disso, nesta terceira fase foi detalhado bairro a bairro as prioridades, seguido da distribuição e preenchimento individual das fichas de participação, com a definição das três principais prioridades, seguido da formação dos grupos temáticos e a escolha de três prioridades para cada tema. Na próxima fase, que acontece em julho, as prioridades serão validadas técnicas e juridicamente e em agosto seguem para a votação popular final e inclusão no documento para execução ao longo do próximo ano.

Cronograma da semana

Na noite desta segunda-feira (7/5) o Fala Curitiba vai ouvir os moradores do bairro Santa Cândida. A reunião será feita no Colégio Estadual Padre João Wislinski (Rua Francis Bacon, nº 7, Jardim Aliança).

Nesta terça-feira (8/5) a reunião pública será com os moradores de quatro regionais diferentes: Cajuru, Bairro Novo, Portão e Pinheirinho. Os encontros, sempre com início às 19h, serão feitos na Igreja dos Mormons (Rua Francisco Castelano, nº 365, Jardim das Américas); Escola Municipal CEI Carlos Drummond de Andrade (Rua Jandaia do Sul, n°50, Sítio Cercado); na Paróquia Santa Quitéria (Rua Profº Fábio de Souza, 1126, Santa Quitéria) e na Igreja Batista Lindóia, (Rua Oscár Wilde, n° 782, Lindóia).

Na quarta (9/5) os encontros serão com os moradores dos bairros Rebouças, Caiuá e Tingui. As reuniões serão na Escola Municipal Vila Torres (Rua Chile, nº 838, Rebouças); no Clube da Gente CIC (Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, s/n, Caiuá); e na Escola Municipal Eny Caldeira (Rua Guilherme Ilhenfeldt, n°51, Tingui).

As últimas reuniões da semana serão feitas na quinta-feira (10/5) com os moradores dos bairros Vista Alegre, Umbará e Guaíra. Os encontros serão na Paróquia Bom Pastor (Rua Victório Viezzer, n°810, Vista Alegre); na Igreja São Sebastião (Rua Nicola Pelanda, nº 8025, Umbará) e no Instituto Salesiano de Curitiba (Rua Rio Grande do Sul, n° 1661, Guaíra).

Todas as reuniões são acompanhadas por representantes das administrações regionais, secretarias e da administração direta e indireta. Para mais informações e consulta ao calendário completo, acesse: fala.curitiba.pr.gov.br

Balanço

Em 2017, promoveu 80 encontros, com a participação de 5.236 pessoas. Foram apresentadas 5.480 propostas individuais e 978 propostas coletivas para os bairros de Curitiba. Por fim, foram eleitas 52 propostas para a cidade, com prazo execução previsto para até o fim deste ano.

Além da votação das propostas nos encontros dos bairros, também houve votação online, que somou 3.859 votos nas propostas coletivas, votos que foram incorporados na escolha das prioridades. Todas as participações individuais também foram digitalizadas e compõem o sistema eletrônico da Lei Orçamentária Anual (LOA), que auxilia o trabalho das secretarias.