Diretores fazem últimos preparativos para a volta às aulas

08/02/2019 17:06:00

Providências para a volta às aulas, em 15 de fevereiro, limpeza, reformas, questões pedagógicas e formação profissional foram temas da reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira (8/2), no Canal da Música, pela Secretaria Municipal da Educação com diretores e vices das 400 unidades de ensino da rede municipal.

O encontro, aberto pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, envolveu mais de 700 representantes das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), além das chefias dos Núcleos Regionais da Educação.

“Tenham certeza que o prefeito é parceiro da educação. Bom ano letivo a todos”, desejou Greca. “Nós quisemos que para o ano letivo de 2019 as escolas já tivessem o Fundo Rotativo depositado, que tudo estivesse em ordem", afirmou.

Para tudo ficar em ordem, ressaltou Greca, equipes da Prefeitura estão roçando e pintando os espaços de acesso às escolas. Além disso, as unidades estão recebendo kits de robótica. "E vamos estender os Faróis do Saber e Inovação e investir maciçamente na cultura dos espaços maker e na provocação dos curitibinhas para as novas tecnologias, novas profissões e a inovação”, completou Greca.

A secretária Maria Sílvia fez um balanço dos dois anos de gestão e destacou a importância da dedicação de todos para garantir educação de qualidade. “A criança é essa do século 21, o professor e a escola também. Portanto nossa gestão igualmente tem que ser do século 21, inovadora”, disse.

Maria Sílvia destacou as conquistas da educação municipal em 2017 e 2018, como as inaugurações de 14 CMEIs; o Prêmio ODS/Sesi, a formação profissional pelo programa Veredas Formativas, com mais de 40 mil vagas; os investimentos em infraestrutura; a organização de recursos humanos; o reconhecimento dos Faróis do Saber e Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); além do chamamento de novos mil profissionais (entre professores e servidores).

Ao longo da reunião foram abordados assuntos como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o calendário letivo, a importância da formação continuada para a rede curitibana.

Alinhamento

Para a diretora Ariana do Rocio Zem, da Escola Municipal Sônia Kenski (Santa Felicidade), o encontro facilita o alinhamento das metas da educação. “Assim todos trabalhamos com o mesmo foco”, disse.

A professora Erléia Patrícia Lima, do CMEI Dona Bertha (Tatuquara), concordou. Segundo ela, as reuniões de trabalho e a formação são fundamentais. “A reunião também nos dá aquele gás inicial”, afirmou.

A chefe do Núcleo Regional de Educação do Cajuru, Maria Odete Claro Penteado, destacou que o encontro também serve como preparativo para a organização da Semana de Estudos Pedagógicos que as unidades fazem na próxima semana, antes da volta às aulas. “É um momento bastante especial”, comentou Maria Odete.

Fundo Rotativo

Este ano, a Prefeitura de Curitiba depositou a primeira parcela do Fundo Rotativo nas contas das unidades antes mesmo do início das aulas. O valor é de R$ 3,1 milhões. O dinheiro serve para compra de materiais de limpeza, escritório e serviços rotineiros, como troca de vidros e pequenos reparos.

O montante depositado em 2018 – R$ 15,9 milhões - foi superior ao de 2017, quando a Prefeitura repassou às escolas R$ 12,8 milhões pelo programa.