Dinâmica do Vale do Pinhão é apresentada aos gestores municipais

20/03/2017 15:00:00

O projeto do Vale do Pinhão foi apresentado para os secretários, diretores e superintendentes de governo municipal. O Vale do Pinhão é grande projeto de incentivo à inovação, empreendedorismo e desenvolvimento que engloba 22 grandes ações e integra estudantes, empreendedores, universidades, empresas públicas e privadas e iniciativas. O núcleo do projeto, que será lançado oficialmente na quinta-feira (23/03) será o Engenho da Inovação - antigo Moinho Rebouças.

O diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e coordenador do Vale do Pinhão, Tiago Francisco da Silva, explicou sobre a nova dinâmica das empresas de tecnologia. Tiago também citou exemplos de empresas locais que começaram como pequenas startups e hoje apresentam crescimento expressivo e valem milhões de dólares. Entre estas empresas estão a Bematech, que se tornou referência nacional em soluções para emissão de nota fiscal e automação comercial, a Ebanx Pagamentos, que é responsável pelo processamento de pagamentos de grandes empresas internacionais e a Beauty Date, referência como solução para agendamento de horário em salões de beleza no Brasil.

Tiago também apresentou projetos da mesma categoria que foram implementados em Recife/PE, Florianópolis/SC e no Chile. Na sequência, foram apresentadas as 22 ações previstas para acontecer no projeto, os rumos e datas previstas. Para a gestão municipal, o Vale do Pinhão será importante fomentador de tecnologias e inovação nos fluxos, processos e soluções para otimizar o serviço público. “Vamos aproveitar o conhecimento dos funcionários públicos para gerar soluções, otimizar o trabalho no que for possível”, ressaltou Tiago.

Ao final da apresentação, o secretário municipal da Saúde, João Carlos Baracho, elogiou a iniciativa e demonstrou que a secretaria tem interesse em propostas do projeto. Ele acrescentou que um novo momento será construído após a Prefeitura se recuperar das dívidas e do sucateamento deixados pela gestão anterior. “Temos várias universidades de fora interessadas em investir aqui em Curitiba, na área de pesquisa, saúde e inovação. Após essa fase de reconstrução da saúde, de recompor o sistema, teremos mais espaço para inovar. A saúde é parceira da inovação.”, conclui Baracho.

O secretaria municipal de Abastecimento, Luiz Dâmaso Gusi, lembrou do desafio logístico e de processos que envolvem a cadeia produtiva de alimentos, importantes para melhorar a qualidade da alimentação e reduzir o desperdício, que hoje chega perto dos 40% de tudo que é produzido: “Nós precisamos gerar inovação no ciclo dos alimentos, evitar perdas e melhorar a alimentação”, ressalta Gusi

Para a área de Relações Internacionais, o assessor internacional Rodolpho Zannin Feijó ressaltou a importância das parcerias com as universidades, um dos pilares do projeto: “O Vale do Pinhão é um agente de integração das universidades públicas, privadas e poder público em busca de ações inovadoras e empreendedoras integradas”

Por fim, a secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila, reforçou o apoio da educação municipal com o projeto. “Vamos envolver e motivar os curitibinhas a pensar novas atitudes e a se envolver em um projeto inovador.”

Próximos eventos

23/03 - Inauguração oficial do Vale do Pinhão no Engenho da Inovação, antigo Moinho Rebouças.

1º e 2/04 – Evento Conecta Engenho, palestras e cursos de tecnologia e inovação aliado a arte e grande feira gastronômica.