Planejamento urbano

Designers apresentam ao prefeito proposta para criação do programa Curitiba + Design

29/06/2015 17:29:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Sérgio Pires disse que a parceria pretende formar um ambiente inovador

Representantes de entidades ligadas ao design foram recebidos nesta segunda-feira (29) pelo prefeito Gustavo Fruet em cerimônia comemorativa ao Dia Mundial do Design Industrial, celebrado em 29 de junho.

Fruet recebeu do grupo um documento intitulado “Contribuições do Design para Curitiba” que aponta diretrizes norteadoras para tornar a cidade uma referência nacional e internacional em design.

“O design tem sido um valioso instrumento de melhoria da qualidade de vida, assim como elemento impulsionador do desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Hoje, 80% do PIB da cidade vêm do setor de serviços e somos a 2ª capital que mais recebe novos talentos. Este é o ambiente ideal para investir e incentivar o design”, disse Fruet.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, destacou o potencial de contribuição do design para Curitiba. “A cidade tem 49 cursos de design, 14 grupos de pesquisa em design – que representam 11% dos estudos nacionais, recebeu mais de 460 prêmios de design nos últimos 10 anos e tem quase 2.700 designers em atividade. Temos todas as condições para alavancar o desenvolvimento socioeconômico sustentável e transformar Curitiba com a força e as soluções urbanas oferecidas pelo design”, disse o presidente do Ippuc.

“É um dia especial para o design curitibano e brasileiro. Podemos trazer um frescor para o cenário urbano e contribuir com metodologia, estratégia e pensamento para fazer uma cidade melhor, que pode ser vista de forma diferente e tornar-se ainda mais desejada”, destacou o presidente da ProDesign>PR, Túlio Filho.

Já a diretora executiva do Centro Brasil Design, Letícia Castro, disse que “a expectativa é de construção de políticas públicas claras em relação ao design, fomentando a criatividade e a inovação, não apenas no setor de serviços, mas também na indústria local, para que tenhamos um ambiente de negócios mais competitivo”.

Participaram do evento o secretário municipal de Comunicação, Paulo Vítola; e o secretário municipal de Turismo, Caíque Ferrante; além de representantes de diversos órgãos públicos municipais, ONGs, universidades e empresas do segmento de design.

Histórico

Desde 2013, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) vem desenvolvendo iniciativas voltadas à valorização do design em parceria com as entidades de classe. Entre as principais estratégias estão a preparação da candidatura e a aprovação de Curitiba como integrante da Rede de Cidades Criativas da Unesco no segmento Design. Outra iniciativa que destacou a capital paranaense neste cenário foi a realização do 1º Fórum Internacional das Cidades Amigas do Design (FICAD). Realizado em novembro de 2014, o evento trouxe palestrantes nacionais e internacionais e reuniu mais de uma centena de pessoas.

Também merece destaque a inserção do Design no Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) e no Conselho Municipal de Cultura que hoje possuem representantes do segmento. Durante o processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba, ocorreu a inclusão do Plano Estratégico de Inovação e Design no anteprojeto de lei. Em outra iniciativa que busca a valorização e a proximidade com o segmento, o Ippuc também se filiou ao Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (ICSID), instituição que atua em âmbito mundial para disseminar o design.

Por fim, Curitiba lançou sua candidatura ao título de Capital Mundial do Design em 2018. Trata-se do maior evento mundial de design que propicia visibilidade e network global para a cidade, atraindo investimentos e gerando oportunidades de negócios.

No que diz respeito ao design urbano, Curitiba já conta com algumas iniciativas municipais inovadoras tais como a eco-mobilidade; novos projetos cicloviários; a Via Calma; os estudos para o Centro Acalmado, a Tuboteca, a nomenclatura urbana para deficientes visuais e os estudos de redesign das estações-tubo e das cabines telefônicas, entre outras.

Curitiba + Design

A proposta de estruturação do Programa Curitiba + Design está em consonância com o Plano Estratégico de Inovação e Design proposto na revisão do Plano Diretor de Curitiba. A iniciativa tem o propósito de estabelecer ações conjuntas entre o Município, entidades de classe, academia e outros setores da iniciativa privada, tais como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) e a Associação Comercial do Paraná (ACP), com metas definidas para os próximos 20 anos.

O objetivo é a formação de um ambiente inovador e criativo para Curitiba, atraindo ainda mais talentos e inserindo o pensamento do design no desenvolvimento de uma economia verde, criativa, inovadora e próspera. O documento foi elaborado com a participação da Agência Curitiba S/A e da Fundação Cultural de Curitiba.