Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cidades inteligentes

Design é tema central no SmartCity Business

29/03/2016 09:00:00

Na quarta-feira, 30, o evento SmartCity Business será dedicado ao design. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, apresentará o “Curitiba + Design”, programa que vem sendo construído em consonância com o Plano Estratégico de Inovação e Design, proposto na recente revisão do Plano Diretor da cidade.

A iniciativa estabelece ações conjuntas entre o município, o Centro Brasil Design (CBD) e a ProDesign-PR, além de universidades e setores da iniciativa privada, com metas a serem definidas para os próximos 20 anos. “Queremos estabelecer um ambiente criativo para Curitiba, atraindo ainda mais talentos. Acreditamos que o design é fundamental para o fortalecimento de uma economia sustentável e inovadora”, salienta Pires.

Na busca pela consolidação dessa estratégia, Curitiba procura a inserção do design em ações e planos estratégicos. O primeiro reconhecimento veio em 2014, quando a cidade passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco exatamente na categoria Design. O Ippuc também organizou duas edições do Fórum Cidades Amigas do Design (FICAD), nos anos de 2014 e 2015. Realizado no Museu Oscar Niemeyer, como parte integrante da Semana D, as duas edições do FICAD trouxeram a Curitiba especialistas da Alemanha, Índia, Rússia, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil para discutir a transformação dos cenários urbanos por meio do Design.

Outra iniciativa que revela a opção de Curitiba pelo design diz respeito à criação das tubotecas – as pequenas bibliotecas instaladas em estações-tubo, nas quais os usuários do transporte coletivo podem tomar emprestados os livros que desejarem, sem a necessidade de preenchimento de formulários. Os livros podem ficar com os usuários pelo tempo que desejarem, e a devolução pode ser feita em qualquer uma das tubotecas. Realizado em parceria entre o Ippuc, a Fundação Cultural de Curitiba e a Urbs, o projeto rendeu a Curitiba o prêmio IF Design Award 2016, na categoria Design de Serviços, um dos mais prestigiados concursos de design em todo mundo.

Por meio de iniciativas como esta – assim como de parcerias nacionais e internacionais que buscam objetivos semelhantes –, a Prefeitura Municipal de Curitiba vem consolidando o design como instrumento de desenvolvimento urbano. Este trabalho será evidenciado no painel que tem o design como tema central na próxima quarta-feira, demonstrando, por meio de exemplos práticos e de debates, que o futuro sustentável da vida nos grandes centros urbanos passa por soluções criativas, inovadoras e relacionadas à economia verde.

Confira a programação do Painel SmartCity Business-Design que será realizado no dia 30 de março, quarta-feira:

-Das 9h às 10h30min: Programa Curitiba + Design, por Sérgio Póvoa Pires (Ippuc); Design e Cidades, por Letícia Castro (Centro Brasil Design); Fortalecendo o Design em Curitiba, por Túlio Filho (ProDesign>PR).

Das 11h às 12h: Design para Mudanças Sociais, por Marco Aurélio Lobo Jr., professor e especialista em políticas públicas relacionadas ao Design.

Das 12h às 12h30min.: Debate com Sérgio Póvoa Pires (Ippuc); Letícia Castro (Centro Brasil Design); Túlio Filho (ProDesign>PR) e Marco Aurélio Lobo Jr.

Das 13h30min às 14h20min.: Projetos de Inovação de Buenos Aires, por Augusto Clement (Diretor Geral de Ciência e Tecnologia da Cidade de Buenos Aires).

Das 14h20min. às 15h10min.: Design de Cidades Inteligentes, por Renato Conde (Diretor de Urban Design para a América Latina da Perkins+Will).

Das 15h às 15h30min.: Debate com Sérgio Póvoa Pires (Ippuc), Letícia Castro (Centro Brasil Design), Túlio Filho (ProDesign>PR), Marco Aurélio Lobo Jr., Augusto Clement e Renato Conde.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484