Ippuc

Delegação do governo da Etiópia vem a Curitiba para aprender sobre planejamento urbano

22/01/2015 17:46:00

Uma delegação formada por dez representantes do governo da República Democrática Federal da Etiópia veio a Curitiba para conhecer de perto o modelo de planejamento urbano adotado pelo Município, assim como o sistema de transporte coletivo.

O grupo, formado por funcionários dos ministérios de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Construção da Etiópia, esteve no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) nesta quinta-feira (22) e assistiu a uma apresentação sobre o papel e o funcionamento da Instituição, sua história de quase 50 anos de planejamento urbano e o processo de revisão do Plano Diretor, que vem sendo realizado desde o início de 2014.

Além de fazer uma série de perguntas sobre a estrutura, a organização e o sistema de trabalho do Ippuc, os visitantes procuraram saber sobre a formação dos profissionais que atuam na área de planejamento urbano e como se dá a contratação desses profissionais – que é realizada por concurso público. Eles ouviram do presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, que o crescimento do município é induzido a partir do tripé formado pelo uso do solo, transporte coletivo e sistema viário.

“Também conversamos sobre os desafios que Curitiba enfrenta na atualidade, em especial no que diz respeito à mobilidade, já que temos uma população aproximada de 1,8 milhão de pessoas e uma frota de veículos de 1,4 milhão”, destacou Pires.

Genet Gebregezyber, única mulher do grupo de altos funcionários do governo etíope, é também a chefe da delegação. Diretora da Instituição de Planejamento Nacional da Etiópia, ela disse que os representantes de seu governo fizeram questão de vir a Curitiba em função do reconhecimento mundial da cidade em termos de planejamento urbano. “Nosso país está mudando muito rapidamente. A Etiópia, que era eminentemente agrícola, agora tem uma alta taxa de crescimento da população das cidades. No entanto, no índice de urbanização é de apenas 17% em todo o país. Para fazer frente a isso, precisamos nos organizar e planejar o crescimento e o desenvolvimento das cidades de forma sustentável. Além de aprender com Curitiba, também precisamos capacitar melhor nossos profissionais”, afirmou Genet.

Além de Curitiba, a delegação da Etiópia visita as cidades de Brasília e São Paulo.