Jogos da Juventude

Delegação de Curitiba viaja para o Litoral disputar fase regional

14/07/2017 17:35:00

A delegação de futebol e de handebol de Curitiba embarcou nesta sexta-feira (14) para Guaratuba, onde irão disputar a fase regional dos 30º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). A competição, que será realizada de 14 a 20 de julho, contará com a participação de 19 municípios que fazem parte da regional 01 (Curitiba, região metropolitana e litoral).

“Os Jogos da Juventude são um dos maiores eventos esportivos do Paraná e queremos resgatar a importâncias desses jovens em representar Curitiba, bem valorizando essa experiência para o desenvolvimento pessoal e social de cada integrante da delegação”, destacou o diretor de Esporte da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak.

Os campeões em cada modalidade da fase regional poderão disputar as finais da Divisão B dos Jogos da Juventude, que serão realizadas entre os dias 25 a 31 de agosto em Ivaiporã e darão vagas na divisão A em 2018.

Equipes

A delegação de Curitiba é formada por 75 pessoas, entre dirigentes, técnicos, atletas e equipe de apoio. O município participará das competições de futebol masculino e handebol feminino e masculino.

“Ano passado infelizmente Curitiba caiu para a série B no handebol, mas acredito muito no nosso grupo, que é bem diversificado e com atletas de diversos colégios. Vamos fazer nosso melhor para levar Curitiba de volta para a elite da competição”, afirmou a central Luana Gonçalves Matsugake, de 16 anos.

Para garantir a vaga nas finais da Divisão B de handebol feminino, a equipe curitibana precisará superar as seleções de Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Antonina, Araucária e Paranaguá. Na categoria masculina o desafio será superar Guaratuba, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Antonina, Araucária e Quatro Barras.

“É a primeira vez que disputo uma competição do tamanho dos Jogos da Juventude. Claro que minha expectativa é ajudar a classificar Curitiba para as finais, mas também acredito que iremos aprender muito com os jogos, com as outras equipes e a vivência junto com a delegação”, disse Guilherme Pansamato, de 17 anos e integrante da seleção masculina de handebol.

A competição de futebol contará com a participação de Curitiba, Campo Magro, Balsa Nova, Pinhais, Contenda, Campo Largo, Araucária, Pontal do Paraná e Campina Grande do Sul.

Exemplo

Antes de embarcarem para Guaratuba todos os atletas da delegação de Curitiba foram reunidos no Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM), onde receberam as orientações da delegação e assistiram a uma apresentação do ex-jogador de futebol e atual vereador de Curitiba, Paulo Rink.

Integrante da seleção curitibana de futebol, Matheus Castanha de Freitas, de 16 anos, ressaltou que os Jogos da Juventude são um dos maiores celeiros de talentos do esporte paranaense. “Queremos fazer parte da história dessa competição, que já revelou nomes como Ricardinho, Tcheco, Paulo Rink, Giba e Emanuel, todos grandes campeões e inspiração para qualquer jovem que queira seguir carreira no esporte.”