Relações internacionais

Delegação da China conhece programa habitacional de Curitiba

28/11/2017 17:25:00

Uma comissão composta por cinco integrantes da província chinesa de Shandong esteve, nesta terça-feira (28/11), na sede da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Os técnicos chineses das áreas de Habitação e Urbanismo vieram conhecer o programa de habitação popular da Prefeitura, com objetivo de levar experiências positivas para a China.

O chefe da delegação, Wang Yuzhi, é o diretor geral da Secretaria de Habitação Rural e Urbana da província de Shandong, que é formada por 17 municípios e tem um total de 96 milhões de habitantes. “Estamos elaborando um programa de habitação popular e viemos conhecer como as cidades brasileiras tratam o assunto. Tivemos boas informações de Curitiba”, disse.

Antes de visitar a capital paranaense, a comitiva esteve em São Paulo e nos próximos dias irá ao Rio de Janeiro. Com relação ao programa habitacional de Curitiba, dois aspectos chamaram mais a atenção dos chineses – as cotas de 3% dos imóveis destinados a idosos e pessoas com deficiência, e a existência de conjuntos habitacionais mistos, com casas, sobrados e apartamentos na mesma área.

“Interessante reservar cotas para grupos minoritários. Também me agradaram os empreendimentos que misturam diferentes faixas de renda e tipos de imóveis. Em Shandong trabalhamos somente com apartamentos, mas essa ideia de misturar faixas de renda é boa e será discutida na China”, ressaltou Yuzhi.

Participaram do encontro, além de Wang Yuzhi, o diretor de urbanismo de Shandong, Yang Jianwu; o diretor de habitação da cidade de Binzhou, She Honglie; o diretor de habitação da cidade de Heze, Wu Xiuyin; e o chefe da divisão de urbanização de Shandong, Ma Leichang. Após visitar a Cohab, os chineses estiveram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Na Cohab, a delegação foi recebida pelas arquitetas Debora Wille e Melissa de Athayde Cunha Kesikowski, gerente de regularização fundiária da Cohab.