Lei de Zoneamento

Debates da semana reúnem 542 pessoas de todas as regionais

29/09/2017 11:38:00

Em quatro audiências públicas sobre a Lei de Zoneamento, realizadas nesta semana, 542 pessoas debateram e apresentaram sugestões à legislação que trata do uso e ocupação do espaço urbano de Curitiba.

Na noite de quinta-feira (28/8), as audiências foram no Cajuru e em Santa Felicidade, cobrindo os quadrantes Leste e Oeste com abrangência para os bairros das regionais do Boqueirão, Portão e CIC.

Na segunda-feira (25/9), as audiências no Boa Vista e Pinheirinho, nas regiões Norte e Sul, integraram a população da Matriz e das Regionais do Bairro Novo e Tatuquara. Nas quatro audiências públicas foram entregues por escrito 111 sugestões à legislação.

Na Rua da Cidadania do Cajuru, 105 pessoas estiveram presentes. Foram encaminhadas por escrito 22 contribuições para a lei. Os detalhes da legislação foram apresentados por um dos coordenadores do processo de revisão no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Alberto Paranhos, acompanhado de técnicos do Ippuc e dos administradores da Regional Cajuru, Márcio José Nunes, e do Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias.

Entre os temas de destaque da reunião estiveram a ocupação às margens da BR-277, a transferência de potencial construtivo e a preservação de áreas verdes. Compareceram à audiência, o presidente da Câmara de Vereadores, Serginho do Posto, o presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara, vereador Hélio Wirbiski, o líder do governo na Câmara, Pier Petruziello, e o vereador Geovane Fernandes.

Na audiência pública em Santa Felicidade, no Clube de Pesca Vêneto, foram 132 participantes e encaminhadas 21 sugestões. As apresentações sobre a legislação foram feitas pelo arquiteto Miguel Roguski e a engenheira Rosane Valduga, que integram a equipe de revisão da lei no Ippuc.

Entre os temas estiveram as Áreas de Habitação de Interesse Social, questionamentos sobre o zoneamento na Região da Área de Proteção Ambiental do Passaúna e propostas para o sistema viário na Manoel Ribas.

Participaram da audiência os vereadores Maria Manfron, Katia Dittrich, Colpani, Sabino Piccolo e Mauro Bobato, além de representantes dos vereadores Felipe Braga Côrtes, Tico Kusma e da deputada Maria Victória. Entre as lideranças da região, estiveram a presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf), Thaisa Campestrini, o diretor Cultural da Acisf, Paulo César Pereira, o presidente da Comissão de Apoio à Região de Santa Felicidade (Carsf), Osvaldir Benatto, o presidente da Ademi-PR, Jacirlei Soares Santos.

A administradora Regional de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, foi a anfitriã do evento, que teve ainda a participação dos administradores das regionais do Portão, Gerson Gunha, e da CIC, Raphael Keiji Assahida.

Pela Internet

O envio de sugestões para a Lei de Zoneamento pode ser feito pela internet até o dia 8 de outubro. No endereço www.curitiba.pr.gov.br/leidezoneamento estão disponíveis detalhes da lei para a consulta. Para mandar sugestões basta acessar a aba Contribuições ou o link direto http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/inicio/2762 , pelo qual também é possível consultar o conteúdo já encaminhado pelos cidadãos e entidades de classe.

Na segunda-feira (2/10), das 14h30 às 17h30, haverá um workshop sobre a Lei de Zoneamento, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento será reservado à participação de representantes de entidades de classe, universidades e lideranças que encaminharam sugestões à legislação.

Na terça (3/10), das 15h às 17h, também no Salão de Atos do Parque Barigui, será realizada audiência pública complementar aberta a todos os interessados.  Haverá ônibus gratuitos para garantir a ida e o retorno da audiência partindo do Terminal Campina do Siqueira.