Gestão urbana

Curso internacional no Ippuc reúne técnicos de oito países

19/01/2015 16:30:00

Começou nesta segunda-feira (19) o IV TCTP – Curso Internacional em Práticas de Gestão e Sustentabilidade Urbana. Realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a JICA – Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Japan Internacional Cooperation Agency) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o 4.º TCTP será ministrado, até 13 de fevereiro, a onze técnicos estrangeiros, provenientes de sete países, e dez profissionais brasileiros.

Voltado a temas relacionados à gestão e à sustentabilidade urbanas, o curso deste ano terá como foco os planos diretores municipais. “Temos 50 anos de experiência nessa área e somos, com toda certeza, o mais bem sucedido e longevo exemplo brasileiro de cidade que pauta suas iniciativas por seu plano diretor original, que foi aprovado em 1966”, destacou o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, que comando o evento de abertura do 4.º TCTP e deu as boas vindas aos participantes.

Entre os participantes estrangeiros estão representantes da América Latina e de países africanos de língua portuguesa: Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Guatemala,Honduras, Peru e Venezuela. Já entre os participantes brasileiros estão servidores da URBS, Cohab, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Ippuc, além de um servidor da prefeitura municipal de Ponta Grossa que trabalha com planejamento urbano.

A cerimônia de abertura do TCTP teve a participação do presidente da Urbs, Roberto Gregório, secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, presidente do IMAP, Liana Carleal, e o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues. Também estiveram presentes os administradores regionais da Boa Vista, JoséRibeiro, e da CIC, Everton Vargas Pinto.