IPPUC

Curso internacional em gestão e sustentabilidade urbana destaca intercâmbio de experiências

19/03/2016 13:21:00

Ao longo de quatro semanas, um grupo de 24 técnicos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros participou do curso sobre gestão e sustentabilidade urbana realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Profissionais da Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Peru, São Tomé e Príncipe, Uruguai, Venezuela e Brasil participaram de palestras e workshops, fizeram visitas técnicas e produziram trabalhos sobre os temas centrais do curso, propondo soluções para problemas urbanos comuns à maioria das cidades.

“É uma grande oportunidade de troca de experiências e conhecimentos. Os profissionais do Ippuc transmitem o que aprendem e vivenciam em Curitiba e recebem de volta muitas ideias e colaborações. Além disso, forma-se uma rede de contatos extraordinária, que gera o desenvolvimento de projetos e novas possibilidades de colaboração técnica. É um processo em que todos ganham”, destaca o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

Promovido em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o curso foi resultado do projeto de cooperação técnica internacional entre a Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Ippuc, a Japan Internacional Cooperation Agency (Jica) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). “Além do conhecimento técnico altamente qualificado dos profissionais do Ippuc e de outros órgãos da Prefeitura Municipal de Curitiba, a instituição dispõe de um espaço muito adequado para este tipo de formação e, acima de tudo, tem uma cultura de compartilhamento, diálogo e cooperação que é fundamental para o sucesso de iniciativas como esta”, comemora o analista de projetos da ABC, André Gustavo Barros.

A disposição para compartilhar experiências e a formação dos profissionais brasileiros foi bastante elogiada pelos alunos que vieram de outros países. “Foi um curso muito interessante e produtivo. Aprendemos sobre diferentes áreas e suas respectivas ferramentas de planejamento e gerenciamento. Também pudemos compreender o processo de integração de algumas iniciativas nos âmbitos municipal, estadual e federal, que gera excelentes resultados aqui no Brasil”, contou a administradora Nella Chams Sanmartín, que veio de Bogotá, na Colômbia.

A bióloga Jéssica Arcos Castilho, da Cidade do México, atua na Procuradoria Ambiental e de Ordenamento Territorial de seu país. Para ela, a oportunidade de fazer análises comparativas de processos e o contato com informações de diferentes níveis, foi fundamental. “É um aprendizado muito enriquecedor que me permitirá propor avanços e novas técnicas em minha área de atuação”, comemora Jéssica, que também elogiou a receptividade, atenção e cuidado dos anfitriões brasileiros para com o grupo profissionais estrangeiros.

A gestora Ayarra Trigueiros, de São Tomé e Príncipe, segue pela mesma linha de avaliação. “Sou de um país que conquistou sua independência há apenas 40 anos. A nossa população inteira, de 180 mil habitantes, cabe dentro de um bairro de Curitiba. Então, todo o aprendizado e experiência dos profissionais brasileiros é muito importante para nós. É uma grande oportunidade, pois tive contato com instrumentos e ferramentas de gestão que não conhecia e que poderão ser adaptados para a realidade do meu país”, enfatiza.

O curso internacional encerrou uma etapa da cooperação técnica entre o Brasil e o Japão. “Fiz parte da equipe que ajudou a construir este acordo de cooperação técnica em 2003. Agora, na última etapa, também fui aluna. É muito gratificante perceber o quanto esses cursos podem ser transformadores na vida de pessoas e países. Boa parte de nosso papel, neste contexto, é ensinar, mas ensinando a gente também aprende muito. É uma troca de experiências muito rica e que beneficia a todos os envolvidos”, afirmou Gisele Medeiros Krzyzanowski, que integra o grupo de profissionais da Supervisão de Implantação do Ippuc.