Em 2019

Curitiba vai sediar Congresso Ibero-americano de Municipalistas

28/09/2017 16:48:00

Tradicional destino de negócios, Curitiba tem mais um grande evento confirmado, o Congresso Ibero-americano de Municipalistas, um dos mais importantes encontros de administradores municipais do mundo. O anúncio foi feito na cidade colombiana de Manizales, onde mais de 600 prefeitos e autoridades municipais, representantes de 23 nações da América e Europa, celebram a 12ª edição do evento. A próxima edição acontecerá em 2019.

Curitiba foi representada pelo presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, e a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, que defenderam a candidatura da capital paranaense. "A escolha de Curitiba como sede do congresso é mais um reconhecimento de que a cidade é polo de geração de soluções, inovação e bem acolhe gente de todo o mundo”, afirmou Jarschel.

Os representantes apresentaram uma mensagem do prefeito Rafael Greca, saudando o público e convidando os organizadores do evento a trazerem o congresso para a cidade. No vídeo, Greca explica em espanhol as qualidades da cidade, assim como a infraestrutura para grandes eventos.

Palestra

O presidente do Imap também palestrou para mais de 200 prefeitos da América do Sul na quarta-feira (27/9).  Abordando as boas práticas adotadas em Curitiba, Jarschel falou sobre sustentabilidade, com destaque para plano de governo de Curitiba e o programa Fala Curitiba.

O plano de governo de Curitiba recebeu elogios entre os prefeitos participantes e também destaque por estar alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento global.

Turismo

Este é o 26º evento captado neste ano para Curitiba, que tem uma agenda de congressos e eventos profissionais e técnico-científicos até 2025. Tatiana Turra ressalta a importância de eventos dessa natureza para a cidade. “Têm um grande impacto na economia local, pois além da arrecadação de impostos, movimentam diversos setores de forma direta e indireta”, afirma. Hotéis, restaurantes, transportes, são alguns dos exemplos citados, mas outros setores como produtores de eventos, iluminação, produção de vídeo e serviço de buffet, são requisitados.

Tatiana destacou ainda participação direta de parceiros, como o Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau-CCVB e a ExpoUnimed.