Curitiba vai participar do Plano Integrado de Revitalização do Rio Iguaçu

16/02/2017 18:36:00

Curitiba vai participar do Plano Integrado de Revitalização do Rio Iguaçu. O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca nesta quinta-feira (16), em reunião com representantes do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu.

Os trabalhos devem começar pela recuperação do Rio Belém, em Curitiba, e pela criação de um grande programa de educação ambiental para envolver os estudantes da rede municipal de ensino. O Plano Integrado já conta com a participação do Governo do Paraná e do governo federal, mas a Prefeitura de Curitiba ainda não tinha sinalizado que iria participar da ação, pois a antiga gestão não se posicionou sobre o tema.

“Sou apaixonado pela ideia de recuperar o Rio Iguaçu e o Rio Belém. Quero assumir este trabalho, podemos ir atrás de recursos federais e internacionais”, disse o prefeito Rafael Greca.

Nesta quinta-feira foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu. Um convênio será firmado com a Prefeitura para a formalização da parceria até o fim de março. “Vamos envolver as crianças de Curitiba, para que trabalhem no contraturno escolar os cuidados com os rios da cidade”, afirmou Greca.

O diretor presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, explicou que a participação da Prefeitura vai ajudar muito na recuperação da bacia do Rio Iguaçu. “Estamos muito otimistas. O prefeito Rafael Greca trabalha com o coração e a razão, além de ter muito entusiasmo para deixar a cidade melhor”, disse Chaowiche.

A apresentação dos resultados alcançados até agora pelo Plano Integrado foi feita pelo coordenador do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha.

Integração

Pelo Estado, o grupo envolve a Vice-Governadoria, Casa Civil, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Águas Paraná, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Institutos Lactec.

Pela Prefeitura vão participar o Ippuc e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura.

Também participaram da reunião os secretários municipais do Meio Ambiente, Sergio Tocchio; do Urbanismo, Marcelo Ferraz César; a superintendente de Controle Ambiental, Marilza do Carmo Oliveira Dias; a chefe de gabinete da Vice-Governadoria do Estado, Lucília Felicidade Dias; o diretor de Regulação e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico do Instituto das Águas do Paraná, Emerson Leska; o coordenador de Recursos Hídricos e Atmosféricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, José Luiz Scroccaro, e o diretor de Meio Ambiente e Ação Social , Glauco Requião; o gerente geral de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral da Sanepar, Antonio Carlos Gerardi; e o coordenador do Grupo do Rio Belém, Jair César.