Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cultura

Curitiba terá semana dedicada à cultura alemã

06/09/2014 11:40:00

Curitiba recebe de segunda (08) a 12 de setembro o 15º Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos. O evento reunirá estudiosos da língua e literatura alemã e inicia as comemorações dos 50 anos da ALEC. Entre as principais atrações do StadtCuritiba estão dois shows com o cantor e compositor Jorge Mautner, a exibição do documentário “Outro Sertão” que narra os anos de Guimarães Rosa como diplomata brasileiro na Alemanha, uma exposição sobre o escritor austríaco Thomas Bernhard, além de uma série de eventos protagonizados por escritores, músicos e atores com afinidade com a língua alemã.

Programação

Dia 7 (Domingo)

PEÇA ÁRVORES ABATIDAS OU PARA LUÍS MELO
O Marcos Damaceno assina a dramaturgia. O diretor se serve da obra do austríaco Thomas Bernhard, que descortina a hipocrisia imperante na sociedade vienense e questiona a pertinência da perpetuação de um teatro capitaneado por atores ainda reverenciados como monstros sagrados.
Horário: 21h
Local: Teatro do Paiol
R$ 40 e 20


Dia 8 (Segunda-feira)

O CÍRCULO: NÚCLEO DE LEITURA
A proposta d’O Círculo: núcleo de leitura é dar viva voz à literatura, especialmente àquela escrita em prosa. O trabalho estabelece uma relação entre palavra escrita e performance vocal em diálogo com a música. Flávio Stein e Walter Lima Torres narram textos de João Silvério Trevisan, Guimarães Rosa, Heinrich Mann, Zwischen den Rassen, Michel Laub e Daniel Kehlmann acompanhados de Marcelo Torrone no piano e Alê Age no violão.
Horário: 21h15
Local: Teatro do Paiol
R$ gratuito


Dias 8 a 13 (Segunda-feira a Sábado)

EXPOSIÇÃO “INDEPENDENTE! – UM PALCO ALEMÃO EM CURITIBA”
O objetivo do projeto foi o de recuperar e levar ao grande público a história, hoje praticamente desconhecida, do Grupo Teatral Independente (1948-1968) por meio de suas imagens.
Horário: 9h ~ 18h
Local: Memorial de Curitiba
$ gratuito


Dia 9 (Terça-feira)

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO THOMAS BERNHARD E SEUS SERES VITAIS
Thomas Bernhard (1931-1989) foi um dos mais importantes escritores de língua alemã do século XX. É conhecido, sobretudo, por seus romances e contos (entre eles, alguns já traduzidos no Brasil: Árvores Abatidas; O sobrinho de Wittgenstein; Perturbação; Extinção; O náufrago; O imitador de vozes; Meus Prêmios) e pela sua obra autobiográfica (Origem).
Horario: 19h15
Local: Paço da Liberdade
R
$ gratuito


Dia 9 (Terça-feira)

EXIBIÇÃO DO FILME “JORGE MAUTNER, O FILHO DO HOLOCAUSTO”
O documentário traz à luz a vida e obra de Jorge Mautner, o visionário que previu e realizou no século 20 a paisagem mais exuberante da música e cultura brasileiras do século 21.
Horário: 18h e 20h
Local: Cinemateca de Curitiba
R
$ gratuito


Dias 9 e 10  (Terça e quarta-feira)

SHOW COM JORGE MAUTNER E BANDA
Jorge Mautner, filho de Anna Illichi, de origem iugoslava e católica, e de Paul Mautner, judeu austríaco, Jorge Mautner nasceu pouco tempo depois de seus pais desembarcarem no Brasil. Além de conhecido compositor e cantor, com sucessos gravados por vários nomes da MPB é autor do livro Deus da chuva e da morte (1962), que recebeu o Prêmio Jabuti de literatura.
Horário: 21h30
Local: Teatro da Reitoria
R
$ 80 e 40


Dias 9 a 12 (Terça a Sexta-feira)

CICLO DE LEITURA E CONFERÊNCIAS- TEXTOS BRASILEIROS E ALEMÃES CONTEMPORÂNEOS

Programação:

Dia 9: João Silvério Trevisan: Rei do cheiro (2009)
Dia 10: Rüdiger Görner e Andreas Kelletat: docere et delectare
Dia 11: Thomas Brussig: literatura e ensino
Dia 12: Berthold Zilly: traduzir o Brasil
Horário: 19h30
Local: Memorial da Cidade
R
$ gratuito


Dia 10 (Quarta-feira)

CONFERÊNCIA “A MÚSICA E AS CIDADES”
Para público convidado.
Horário: 10h
Local: IPPUC


Dia 10 (Quarta-feira)

EXIBIÇÃO DO FILME “OUTRO SERTÃO”
O Documentário de Soraia Vilela e Adriana Jacobsen resgata a experiência do escritor Guimarães Rosa como vice-cônsul do Brasil em Hamburgo entre 1938 e 1942. Haverá um debate com a diretora Soraia Vilela.
Horário: 18h | 19h30
Local: Cinemateca de Curitiba
R
$ gratuito


Dia 10 (Quarta-feira)

EXIBIÇÃO DO FILME “ALAMEDA DO SOL”
Dirigido por Leander Haubmann, o filme é uma adaptação do romance do escritor Thomas Brussig. Faz uma retrospectiva, nostálgica e exagerada, da Alemanha Oriental.
Horário: 19h30
Local: Goethe-Institut de Curitiba
R
$ gratuito


Dia 10 (Quarta-feira)

GRUPO ANIMA
O Grupo nasceu como resultado de profundas reflexões sobre a performance musical e a memória musical brasileira. O seu novo espetáculo “Encantaria – matrizes da musica brasileira” narra e canta o mito do “Rei Encantado, o Rei Encoberto”, Dom Sebastião, desaparecido na Batalha de Alcácer-Quibir.
Horário: 21h
Local: Capela Santa Maria
R
$ gratuito


Dia 12 (Sexta-feira)

MADRIGAL DA UFPR
O grupo apresentará o espetáculo Eros e Thanatos. O programa inclui as obras “Nänie opus 82”, sob o poema de Friedrich Schiller; “Liebeslieder opus 52” (Polydora) e “Neue Liebeslieder opus 65” sob versos de Georg Friedrich Daumer. Além disso, uma coletânea de peças escritas por Johannes Brahms no período romântico, baseadas em canções folclóricas de várias regiões da Europa.
Horário: 21h
Local: Teatro da Reitoria
R
$ gratuito

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484