Plantio sustentável

Curitiba terá Centro de Agricultura Urbana e Economia Criativa

11/07/2017 14:03:00

O prefeito Rafael Greca validou, nesta terça-feira (11/7), em reunião no Ippuc, o projeto do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa, a ser instalado na área anexa ao pátio de manobras de trens próximo à Rodoferroviária, na área do Vale do Pinhão. O empreendimento será fruto de parceria entre o município e a concessionária Rumo (antiga ALL), que assinarão um protocolo de intenções na próxima quinta-feira (13/7).

“Será uma escola de ecologia humana, uma evocação às antigas chácaras da região, desde o Barão do Capanema na área que deu origem ao Jardim Botânico. Do computador ao arado. Os cybercidadãos voltam a mexer na terra, porque semear é preciso”, disse o prefeito.

Construído a partir de uma proposta da Secretaria Municipal do Abastecimento, o projeto foi apresentado pelo arquiteto Paulo França, do setor de projetos Especiais do Ippuc, ao prefeito e aos secretários municipais do Abastecimento, Luiz Gusi; Meio Ambiente, Sérgio Tocchio; da Educação, Maria Sílvia Bacila; do Urbanismo, Marcelo Ferraz César; e aos presidentes do Ippuc, Reginaldo Reinert, do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, e da Agência Curitiba, Frederico Lacerda.

Ecologia Humana

A área projetada para o centro é de 9.860 m². No local será promovido o plantio sustentável de hortifrútis nas mais diversas modalidades de cultivo. O projeto prevê o uso de energias renováveis, como a eólica e captação de água de chuva para a irrigação e também solar, além de composteira própria.

O centro contará ainda com uma sede em construção modular em contêineres e vagões, também com telhados verdes destinados ao plantio, onde haverá atividades administrativas, centros de apoio, auditório e restaurante-escola.

O repasse do terreno ao município já foi solicitado à União. O protocolo de intenções entre a Prefeitura e a Rumo será assinado nesta quinta-feira durante a inauguração da 24ª horta comunitária de Curitiba. Hoje a cidade conta com 848 famílias participantes das hortas urbanas numa área total de 410 mil metros quadrados espalhados por Curitiba. Das 392 escolas, 85 têm hortas comunitárias.