Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Plantio sustentável

Curitiba terá Centro de Agricultura Urbana e Economia Criativa

11/07/2017 14:03:00

O prefeito Rafael Greca validou, nesta terça-feira (11/7), em reunião no Ippuc, o projeto do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa, a ser instalado na área anexa ao pátio de manobras de trens próximo à Rodoferroviária, na área do Vale do Pinhão. O empreendimento será fruto de parceria entre o município e a concessionária Rumo (antiga ALL), que assinarão um protocolo de intenções na próxima quinta-feira (13/7).

“Será uma escola de ecologia humana, uma evocação às antigas chácaras da região, desde o Barão do Capanema na área que deu origem ao Jardim Botânico. Do computador ao arado. Os cybercidadãos voltam a mexer na terra, porque semear é preciso”, disse o prefeito.

Construído a partir de uma proposta da Secretaria Municipal do Abastecimento, o projeto foi apresentado pelo arquiteto Paulo França, do setor de projetos Especiais do Ippuc, ao prefeito e aos secretários municipais do Abastecimento, Luiz Gusi; Meio Ambiente, Sérgio Tocchio; da Educação, Maria Sílvia Bacila; do Urbanismo, Marcelo Ferraz César; e aos presidentes do Ippuc, Reginaldo Reinert, do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, e da Agência Curitiba, Frederico Lacerda.

Ecologia Humana

A área projetada para o centro é de 9.860 m². No local será promovido o plantio sustentável de hortifrútis nas mais diversas modalidades de cultivo. O projeto prevê o uso de energias renováveis, como a eólica e captação de água de chuva para a irrigação e também solar, além de composteira própria.

O centro contará ainda com uma sede em construção modular em contêineres e vagões, também com telhados verdes destinados ao plantio, onde haverá atividades administrativas, centros de apoio, auditório e restaurante-escola.

O repasse do terreno ao município já foi solicitado à União. O protocolo de intenções entre a Prefeitura e a Rumo será assinado nesta quinta-feira durante a inauguração da 24ª horta comunitária de Curitiba. Hoje a cidade conta com 848 famílias participantes das hortas urbanas numa área total de 410 mil metros quadrados espalhados por Curitiba. Das 392 escolas, 85 têm hortas comunitárias.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484