Curitiba tem novo centro de inovação voltado para desenvolvimento de softwares

Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Curitiba tem novo centro de inovação voltado para desenvolvimento de softwares

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou na noite desta terça-feira (24), da inauguração do novo Centro de Inovação da Microsoft (MIC, na sigla em inglês) no Brasil. Com a nova estrutura, resultado de uma parceria da maior fabricante de softwares do mundo com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o estúdio de games Signum, a cidade passa a abrigar dois MICs. Além da capital paranaense, o único outro município brasileiro a ter dois Centros de Inovação da Microsoft é Recife (PE).

Para o prefeito, a abertura do novo núcleo tecnológico é resultado do atual ambiente de incentivo a iniciativas inovadoras e às soluções urbanas inteligentes em Curitiba. “É um privilégio para Curitiba testemunhar esse momento. É uma soma de parcerias pela qual todos ganham. Fico muito feliz por Curitiba receber mais um centro de inovação, porque a cidade tem esse perfil de receber novos talentos e que cresce cada vez mais”, afirmou o prefeito.

Fruet ressaltou que o MIC está inserido em uma região que está recebendo e vai receber nos próximos anos investimentos em tecnologia e infraestrutura para transmissão de dados que vai permitir que as instituições tenham suas estruturas potencializadas.

O novo MIC de Curitiba terá como foco a produção e o desenvolvimento de jogos eletrônicos e projetos de cloud computing– ou computação em nuvem, tecnologia que aproveita a memória e o processamento de máquinas conectadas à internet – em especial para dispositivos móveis.

O diretor de inovação da Microsoft Brasil, Richard Chaves, explica que a escolha de Curitiba está ligada à crescente onda de inovação na cidade. “Agradeço o fantástico apoio que o prefeito tem dado a inovação e ao empreendedorismo na cidade. Curitiba sempre tem noticias de aceleradoras de startups aparecendo e isso é reflexo deste apoio do governo”, afirmou Chaves.

Segundo ele, a Microsoft tem atualmente treze centros de inovação no Brasil, mas a nova estrutura em Curitiba é a primeira que nasce alinhada com os novos objetivos da empresa, que são os dispositivos móveis com computação em nuvem, e com o perfil de jogos digitais. “Acho que já está virando identidade da cidade também”, complementou.

A CEO da Signum Games Studio, Rafaela Costa, definiu qual é o objetivo do MIC instalado na PUC-PR. “O que fazemos aqui? Nós mudamos a vida das pessoas. Os jogos e aplicativos não servem apenas para entretenimento ou facilitar a nossa vida. Eles nos possibilitam experiências incríveis que mudam a forma como nos relacionamos com a tecnologia, com as pessoas e com o mundo a nossa volta”, explicou.

Copa da Computação

O evento, que voltou a ser presencial na edição deste ano, ocorrerá no dia 8 de abril, data em que serão anunciados os campeões nacionais e representantes do Brasil na final mundial.

A Copa do Mundo da Computação busca promover inovações de estudantes do mundo inteiro. Além do fomento à inovação, a opção por Curitiba levou em consideração o fato de a cidade ter marcado presença em edições anteriores da competição. Curitiba teve representantes na final mundial do torneio em 2011 e 2014.

O secretário de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, diz que a Prefeitura apoia iniciativas de incentivo à inovação, especialmente aquelas ligadas ao ambiente educacional e voltadas ao público jovem. "As soluções pensadas neste Centro de Inovação certamente renderão frutos para a gestão pública, como uma pesquisa que os estudantes já realizam sobre rotas alternativas na mobilidade urbana", cita.

Iniciativas “smart”

Entre os projetos desenvolvidos pela gestão do Município estão inovações ligadas ao conceito de smart cities, ou cidades inteligentes – ações de diversas áreas, porém integrados, que busquem a solução de problemas urbanos com tecnologia e inovação.

Uma iniciativa em conjunto com universidades e empresas, por exemplo, pretende transformar a Linha Verde em um laboratório urbano de inovação e intervenções inteligentes, com o desenvolvimento de tecnologias de eletromobilidade e eficiência energética.

Além disso, de 19 a 21 de maio, Curitiba irá sediar a terceira edição do Smart City Business America Congress & Expo, o maior evento da América Latina sobre sustentabilidade urbana. A escolha da capital paranaense, de acordo com o Instituto Smart City Business, organizador do congresso, se deu pela liderança da cidade nas novas práticas de gestão e tecnologias para a melhoria das cidades.