A semana na Prefeitura

Curitiba tem Mutirão de Cardiologia e novos repasses para a Saúde

17/03/2017 17:34:00

Na semana de 13 a 17 de março, Curitiba recebeu boa notícias sobre a Saúde, com o anúncio do repasse de R$ 4,2 milhões do Governo do Estado para a reestruturação da rede básica de saúde do município. Também nesta semana começou o Mutirão de Cardiologia no Hospital do Idoso Zilda Arns, que vai reduzir a fila de consultas que hoje tem seis mil pessoas e está represada em quatro meses.

Os estudantes foram beneficiados com a aprovação de dez mil para o Passe Escolar pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). Até o fim do ano, 20 mil alunos vão ter o desconto de 50% no preço da passagem do transporte coletivo.

O prefeito Rafael Greca assumiu a presidência do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e propôs a criação de um Mercado Comum Metropolitano da Grande Curitiba, com base em um programa de fortalecimento da região.

Dez mil estudantes têm desconto de 50% na passagem de ônibus

Desde fevereiro, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) aprovou cerca de dez mil cadastros de estudantes para o Passe Escolar. A previsão é que, até o fim do ano, 20 mil alunos sejam atendidos com o benefício, que dá direito a desconto de 50% no preço da passagem do transporte coletivo da cidade.

Dos cartões emitidos, 26% são novos cadastramentos e o restante é renovação.

Começa a revitalização da Avenida Manoel Ribas

Aguardada há anos pelos moradores e motoristas que passam pela região, a revitalização da Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade, foi iniciada. A intervenção, que terá investimento de R$ 20 milhões, começou em dois pontos nas proximidades da Praça Veneto e da Rua Ângelo Mazzarotto.

A obra começou pelos serviços de drenagem e logo terá novo pavimento, calçadas com rampas de acesso a cadeirantes, ciclovia, além de obras de drenagem e paisagismo, com o plantio de 400 espécies nativas de árvores ao longo de 3,2 quilômetros no trecho que vai desde o Contorno Norte (PR-418) até a Rua Madre Clélia Merloni.

Greca assume presidência do Pró-Metrópole

A criação de um Mercado Comum Metropolitano da Grande Curitiba, com base em um programa de fortalecimento regional, tomou forma com a posse do Comitê Gestor do Pró-Metrópole, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Presidido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o programa se completa com a representação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), da Federação do Comércio (Fecomércio) e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap).

Repasse de R$ 4,2 milhões para a saúde

O Ato pelo Avanço na Saúde marcou o anúncio do repasse de R$ 4,2 milhões do Governo do Estado para a reestruturação da rede básica de saúde de Curitiba. O evento teve a presença do prefeito Rafael Greca e do governador Beto Richa.

Também foi assinado o termo de adesão de Curitiba ao Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Apsus) e à Rede Mãe Paranaense, ambos estaduais. O ato faz parte da estratégia municipal Saúde Já e do calendário de comemoração pelo aniversário de 324 anos de Curitiba.

Atendimentos cardiológicos

A Prefeitura de Curitiba dá mais um passo para acabar com a fila de espera da população por procedimentos de saúde. Depois do Mutirão de Dermatologia e da retomada da capacidade de atendimento do Laboratório Municipal, a fila dos pacientes de cardiologia começa a andar.

O prefeito Rafael Greca acompanhou o primeiro dia do Mutirão de Cardiologia no Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho. A fila de consultas tem cerca de seis mil pessoas e está represada em quatro meses.

Colocar a agenda de atendimentos médicos em dia é prioridade para Greca. A estratégia denominada Saúde Já, lançada no mês passado, prevê a reestruturação do sistema de saúde de Curitiba e já destinou R$ 12 milhões para equacionar as filas por consultas e procedimentos.

Recuperação do Rio Belém

Uma parceria entre a Prefeitura e a Sanepar poderá recuperar o Rio Belém e integrá-lo à cidade de forma harmônica. A iniciativa para esta colaboração foi manifestada pelo prefeito Rafael Greca em reunião, no Ippuc, com os integrantes da Gerência Geral Metropolitana e Litoral da Sanepar. A ideia é encaminhar o processo a partir do Parque das Nascentes do Belém e seguir seu curso, de forma a “renaturalizar” o rio com obras de dragagem e a qualificação das margens e entorno com áreas de recreação e convívio. Além do Passeio Público, o Rio Belém nos presenteia desde a nascente até a foz, com o Parque das Nascentes, o Parque São Lourenço, o Bosque do Papa, o Horto Municipal e o Parque do Sol Nascente. Curitiba já tem projetos enviados ao Ministério das Cidades para a captação de R$ 350 milhões para intervenções no Rio Belém, como parte do projeto federal de Prevenção a Desastres Naturais.

Conclusão da Rua Raul Pompéia

O prefeito Rafael Greca anunciou a retomada das obras de conclusão da Rua Raul Pompéia, importante ligação entre os bairros Fazendinha e CIC. Com 88% das obras concluídas, a revitalização da via foi suspensa no ano passado pela construtora devido a problemas de pagamentos da gestão anterior. Os trabalhos serão iniciados já na segunda-feira (20/03) e, para isso, a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) fará desvios de tráfego e a sinalização viária.