Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento

Curitiba reúne urbanistas das três Américas em evento pioneiro

03/05/2018 10:26:00
principal
  • miniatura

Curitiba será sede, a partir deste domingo (6/5), do Primeiro Encontro de Altos Funcionários de Planejamento Urbano da América Latina. O evento será aberto às 18 horas, no Memorial da Cidade, e reunirá, durante três dias, urbanistas do Brasil e de mais sete países das américas do Sul, Central e do Norte para discutir problemas, desafios, inovações e práticas de planejamento.

A organização do encontro é do Lincoln Institute of Land Policy (Instituto Lincoln para Políticas de Uso do Solo) com o apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que será sede dos debates.

Das autoridades estrangeiras participam a diretora-executiva do Departamento de Planejamento Urbano da cidade de Nova Iorque (Estados Unidos), Purnima Kapur; o ministro de Desenvolvimento Urbano e Transporte do governo autônomo da cidade de Buenos Aires (Argentina), Franco Moccia; o secretário distrital de Planejamento de Bogotá (Colômbia), Andrés Ortiz; a gerente de Desenvolvimento Urbano de Lima (Peru), Maritza Adela Gonzáles Polo; o secretário geral de Planejamento do município de Quito (Equador), Andrés Isch; o diretor de Planejamento da Prefeitura de Montevidéu (Uruguai), Ramón Méndez; e o diretor de Planejamento Urbano da Cidade do Panamá, Manuel Trute.

O Instituto Lincoln será representado pela diretora Associada de Programas Urbanos, Amy Cotter; a gerente de Projetos Especiais do instituto, Laura Mullahy; o diretor de Programas para a América Latina e Caribe, Enrique Silva; e os consultores Claudia Tomateo e Paulo Sandroni.

Compondo o time de técnicos brasileiros estará a secretária municipal de Serviços Urbanos de Belo Horizonte (MG), Maria Fernandes Caldas; o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e a supervisora de Informações do instituto, Liana Vallicelli; o presidente da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab-CT), José Lupion Neto; e o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi.

Agenda

Na manhã de segunda-feira (7/5), a partir das 9h, no auditório do Ippuc, os técnicos das cidades representadas farão uma exposição de cases locais de planejamento, seguida de uma apresentação da experiência de Curitiba. No período da tarde, será feita uma visita técnica a projetos de êxito da cidade nas áreas do urbanismo, habitação, transporte e meio ambiente.

Na terça-feira (8/5), no período da manhã, haverá debates com enfoque nos avanços e desafios do planejamento e à tarde, encerrando o encontro, as autoridades dos países representados terão uma reunião reservada para avaliar os resultados do encontro e traçar estratégias de ações futuras de planejamento.

Lincoln Institute

O Instituto Lincoln é uma instituição estadunidense líder no apoio e orientação a profissionais das áreas pública e privada em temas relacionados ao uso, regulação e tributação da terra. O Lincoln é parceiro do governo brasileiro no Programa Nacional de Capacitação das Cidades, do Ministério das Cidades, como parte da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Fundado em 1974, o instituto promove a melhoria do diálogo entre desenvolvimento urbano, ambiente construído e política fiscal nos Estados Unidos e no exterior. Com pesquisas, programas educacionais, conferências, projetos-demonstração, publicações e multimídia, o Lincoln Institute fornece análises e avaliações imparciais e de alto nível para decisões correntes no âmbito da regulação, do planejamento e da formulação de políticas em geral.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484