Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Mobilidade

Curitiba recebe área para corredor Aeroporto Rodoferroviária

27/06/2013 15:25:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Prefeito assina termo sobre corredor ferroviário

Baixe o Flash Player.

Duas áreas pertencentes à União foram doadas ao Município de Curitiba, uma no bairro Jardim Botânico e outra na Vila Pantanal. A doação foi concretizada nesta quarta-feira (26) pela Superintendência do Patrimônio da União no Paraná, órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O terreno do bairro Jardim Botânico possui 3.679,38 metros quadrados e pertencia à antiga Rede Ferroviária Federal, fazendo parte do núcleo residencial da RFFSA. Com essa doação, a Prefeitura Municipal de Curitiba consegue concluir o corredor Aeroporto/Rodoferroviária, uma das obras de mobilidade que estão em andamento no município.

A área doada – localizada à Rua Walter Marquardt – vai permitir a ligação da Avenida Comendador Franco à Rua Dario Lopes dos Santos. Dessa forma, será possível o acesso à Rodoferroviária a partir da Comendador Franco, facilitando a mobilidade na região.

“Vamos recuperar o tempo perdido e conseguir concluir as obras do Corredor Aeroporto/Rodoferroviária dentro do prazo, não apenas para cumprir os requisitos legais em relação à Copa FIFA 2014, mas, principalmente, para entregar essa obra para a cidade", disse o prefeito Gustavo Fruet.

A outra doação é composta de 13 áreas que perfazem um total de 109.210,00 metros quadrados situadas no lugar denominado Pátio Iguaçu e que compreende partes da Vila Pantanal, Jardim Jaboti, Boqueirão e Alto Boqueirão. Essa área será destinada à regularização de moradias e à implantação do Barracão de Reciclagem do Cidadão na Vila Pantanal. Essa era uma reivindicação da comunidade dessa região da cidade, pois muitas famílias tiram seu sustento da coleta de material reciclável.

"Sabemos que era um grande anseio da comunidade da Vila Pantanal a concretização desse barracão comunitário de reciclagem de materiais, o que é muito importante do ponto de vista social e ambiental”, disse Gustavo Fruet.

Dinarte Antonio Vaz, Superintendente do Patrimônio da União no Paraná, diz que o órgão tem empreendido esforços para garantir a liberação de áreas com finalidade social. “Os critérios adotados no passado para destinação das áreas da União eram completamente diferentes dos de hoje, em que a prioridade é o social. Temos realizado atendimentos para habitação, saúde e educação, entre outras finalidades, sempre visando às camadas mais necessitadas. Antigamente, o Patrimônio da União tinha uma visão quase que exclusivamente financeira, sendo voltado para a sua arrecadação. Por isso, é muito gratificante hoje a gente destinar esses imóveis, de forma gratuita, para atender a comunidade”.

Vaz destacou que a Superintendência de Patrimônio da União também está trabalhando para doar outras áreas ao Município de Curitiba para a composição da Linha Verde. “São imóveis que foram desapropriados pelo DNER e que a gente está regularizando para passar também para Curitiba. Isso é muito importante porque contribui para a melhoria do sistema viário da cidade”, completou.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484