Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Inclusão

Curitiba recebe apoio do Estado para atender deficientes auditivos

13/11/2017 18:32:00

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (13), da secretária estadual da Família e do Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, um carro para auxiliar o trabalho das intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O veículo vai ajudar a atender mais rapidamente os usuários da central especializada em funcionamento na Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 O carro representa a última etapa do repasse para a entidade, que também recebeu móveis e três estações de trabalho com computadores.

“Curitiba está muito grata por mais esse fruto da parceria com o governo estadual”, disse Greca, que fez questão de aprender a comunicar, com as mãos, o símbolo da Libras.  

“Isso é tão importante que vou sugerir à secretária Maria Sílvia Bacila (da Educação) que tenhamos um professor de referência, em cada Regional, apto a se comunicar dessa forma”, completou. 

O interesse do prefeito nasceu quando soube da variedade de atendimentos prestados pelas intérpretes Sandra Mathias e Paula Calixto, que atendem ao público na assessoria. “Elas estão ao lado do paciente na consulta médica, da mãe que precisa se comunicar com a diretora da escola do filho e da testemunha intimada a depor na Justiça”, resumiu a coordenadora da entidade, Denise Moraes.  

As intérpretes recebem os pedidos de atendimento na Rua Schiller, 159, ou pelos telefones 3363-5236 e pelo whatsapp 99255-8206. Por mês são cerca de 100 pedidos de ajuda, atendidos gratuitamente. 

Também participaram da solenidade de entrega o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o líder do Prefeito na Câmara de Vereadores, Pier Petruzziello, e os gestores da área de atenção às pessoas com deficiências no Estado, Flávia Cordeiro e Leandro Meller.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484