Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Ippuc

Curitiba realiza 1º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design

03/11/2014 11:49:00
principal
  • miniatura

Nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 de novembro) acontece em Curitiba o 1º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design, iniciativa conjunta entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Centro Brasil Design e a Prodesign>pr. Realizado no Museu Oscar Niemeyer, o evento receberá especialistas internacionais em design que discutirão os rumos e perspectivas do design urbano.

Estarão em Curitiba especialistas da Rússia, China, África do Sul, Índia e Polônia. Ao destacar o design como recurso estratégico para o planejamento urbano, o Fórum abordará as diferentes maneiras de desenvolvimento das cidades do ponto de vista social, econômico e de inovação.

Com entrada franca, o 1º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design faz parte da Semana D (que também tem início no dia 5 de novembro)e é voltado para especialistas em design, empresários, arquitetos, urbanistas, dirigentes de instituições de ensino, gestores, professores, servidores e diretores de órgãos públicos, assim como a toda comunidade envolvida com o polo criativo e de inovação da cidade. O Fórum conta com o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil e do Sebrae.

Capital Mundial do Design

A realização do 1º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design representa o primeiro passo na promoção da cidade de Curitiba para que a capital do Paraná possa concorrer ao título de World Design Capital (Capital Mundial do Design) em 2018. A cidade possui grande identificação com o tema e é internacionalmente reconhecidapor inovações em planejamento urbano, mobilidade, sustentabilidade e conservação ambiental.

Sede de grandes instituições e eventos ligados ao design, Curitiba tem potencial para se tornar um polo de atração e desenvolvimento nessa área, atuando de maneira sustentávele articulando os diversos agentes que atuam localmente. “A proposta é envolver e conectar todos os segmentos do design na cidade, valorizando projetos de várias frentes e buscando uma transformação qualitativa e abrangente do setor. Dessa forma, o movimento pela valorização do design deve englobar cultura, meio ambiente, educação e crescimento econômico, tendo as pessoas como o foco de todas as ações e a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável”, destaca o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

O esforço institucional para elevar Curitiba à condição de World Design Capital (Capital Mundial do Design) em 2018 vem sendo empreendido em parceria pelo Ippuc e Apex-Brasil. “Nós identificamos o potencial de Curitiba para uma iniciativa deste porte, além de vislumbrar os benefícios que este título pode trazer para a cidade e o para o Brasil, por meio da promoção e geração de negócios internacionais para o design brasileiro”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges.

Programação do Fórum

Prevista para iniciar às 9 horas do dia 5 de novembro, a cerimônia de abertura do Fórum contará com as presenças do presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges; do presidente eleito Conselho Internacional das Sociedades de Desenho Industrial (ICSID), Mugendi M’Rithaa; do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires; da diretora executiva do Centro Brasil Design, Letícia Castro Gaziri; e do Presidente da Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná (Prodesign>pr), Alexandre Domakoski. As palestras internacionais previstas para o evento são as seguintes:

 

Dia 05/11 – 10h

  • “Cidade do Cabo Capital Mundial do Design” por Mugendi M’Rithaa – ICSID(Cidade do Cabo / África do Sul)
  • Mesa redonda com o palestrante Mugendi M’Rithaa, com Marcelo Júdice (Gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil) e moderação de Sérgio Póvoa Pires (IPPUC) e Letícia Castro Gaziri (Centro Brasil Design).

 

Dia 05/11 – a partir das 14h

  • Design Social e Participativo no Continente Africano” por Mugendi M’Rithaa, presidente eleito do ICSID / Universidade de Tecnologia Península do Cabo (África do Sul)
  • “Chian x Vizinhos” por Richard Hsu, da Pan-Asia Network e TEDxShanghai, Universidade de Tongji – Escola de Design e Inovação (Shangai/ China)
  • “Design Ambiental no Urbanismo Moderno da Rússia” por Maria Martynova, da Associação de Designers da Rússia (Moscou / Rússia)
  • Mesa Redonda com os palestrantes Mugendi M’Rithaa, Richard Hsu e Maria Martynova, com moderação de Sérgio Póvoa Pires (IPPUC) e Túlio Filho (coordenador da Semana D).

 

Dia 06/11 – a partir das 9h

  • “A importância da identidade cultural no processo de desenvolvimento de produtos e sua aplicabilidade no grupo BRICS” por Uday Athavankar, professor emérito do Instituto de Tecnologia Indiano (Mumbai / Índia)
  • “Cracóvia: Cidade Amiga do Design” porIzabela Sykta, da Universidade Politécnica de Cracóvia (Polônia)
  • “O valor do Design no mundo contemporâneo: criatividade, soluções, usabilidade e negócios” por Srini Srinivasan, presidente e CEO da LUMIUM Inc., membro das instituições WiMAX, ICSID, WDC2014, Innovations Judge, CES 2012,Usability Panel, IEEE, CES 2013. (Estados Unidos e Índia)
  • Mesa Redonda com os palestrantes Uday Athavankar, Izabela Sykta e Srini Srinivasan, com moderação de Sérgio Póvoa Pires (IPPUC) e Marco Lobo (Gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil)
  • Leitura da Carta Manifesto do 1º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484