Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Curitiba passa a ter comitê gestor para fortalecer o design na cidade

06/11/2018 17:38:00

O prefeito Rafael Greca assinou, nesta terça-feira (6/11), o decreto de criação do Comitê Gestor para o Selo Curitiba Cidade do Design da Unesco, que terá representantes do município, do setor acadêmico e da sociedade civil.

“Este comitê terá o importante papel de fortalecer ações ligadas ao design e conectar pessoas e instituições que trabalham com inovação nesta área da economia criativa tão importante para o crescimento sustentável da cidade”, disse Greca. “A ideia é gerar um novo movimento de design para a inovação, uma cidade que desenhe o seu futuro”, completou o prefeito.

Greca lembrou que o design está no DNA da cidade, fazendo parte da história do desenvolvimento curitibano. “A cidade dos Móveis Cimo, dos Pianos Essenfelder, das Fitas Venske, da Impressora Paranaense, do Liceu de Artes e Ofícios e do Movimento Paranista agora quer ser ainda mais inovadora, olhando para o futuro”, reforçou Greca.

A cerimônia de criação do comitê gestor foi realizada durante a Semana D 2018, que ocorre até sábado (10/11), na escola criativa RedHook School, no Espaço A Fábrika, no bairro Alto da XV.

O presidente da Associação Pró-Design PR, Guido Dezordi, parabenizou o prefeito pela iniciativa e avaliou que a criação do Comitê Gestor irá dar maior protagonismo ao design da capital. “Acredito que o comitê irá criar mecanismos para fomentar a economia criativa e dar maior visibilidade para o design local”, observou.

A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, destacou que a criação do Comitê Gestor segue o conceito do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar a inovação para toda a cidade. “O fomento ao design curitibano, através do apoio aos profissionais, às instituições de ensino e também às empresas do segmento, faz parte da cultura do Vale do Pinhão, de compartilhamento de ideias e de aposta na economia criativa e colaborativa”, disse Cris Alessi.

Comitê

O Comitê Gestor do Selo Curitiba Cidade do Design terá 12 membros e será coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura, que prestará o apoio administrativo e disponibilizará os meios necessários à execução de suas atividades. O colegiado será formado por quatro representantes do Município (Assessoria de Relações Internacionais, Agência Curitiba, Fundação Cultura e Ippuc), quatro representantes da sociedade civil e quatro do setor acadêmico.

Além disso deverá, entre outras atribuições, levantar, mapear, valorizar, reconhecer e difundir ações que tenham consonância com os objetivos do selo; estimular a presença do design como linguagem cultural, de inovação e de transformação social nos mais diversos ambientes públicos e privados de Curitiba; e fomentar o mercado interno, o consumo de design e a exportação de bens e serviços de design.

Rede 

A capital paranaense passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco em 2014. Junto com Curitiba, participam deste seleto grupo, na categoria Design, cidades como Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria).

Além de Curitiba, também são cidades criativas brasileiras: João Pessoa (Artesanato e Cultura Popular), Belém (Gastronomia), Brasília (Design), Florianópolis (Gastronomia), Paraty (Gastronomia), Salvador (Música) e Santos (Cinema).

Participaram da cerimônia de assinatura do decreto a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; e o vereador Goura.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484